Socorro | Page 10

AJUDANDO O ENLUTADO

Andrew Ussher

Este artigo não tem como objetivo principal abordar um cristão que está passando por um período de luto , mas fornecer apoio bíblico e orientação para aqueles que procuram ajudar tal pessoa . Somos fortemente lembrados de nossa incapacidade e fraqueza ao ver alguém de quem gostamos ser esmagado pela tristeza , sem saber como podemos ajudar .

Intercessão
Sua maior ajuda a um irmão ou irmã em luto não será encontrada em nada que você diga ou faça por ele ou ela diretamente . Será encontrada em sua intercessão por eles diante do trono da graça . Intercessão é orar com o coração dominado pelas necessidades do outro , e derramar esse fardo ao Senhor , implorando pelo bem-estar desse ente querido . Ore cedo . Ore sinceramente . Ore frequentemente . Ore especificamente . Ao contrário do que diz o ditado popular , o tempo não pode curar corações partidos . Mas Deus pode – e Deus cura . “ Perto está o Senhor dos que têm o coração quebrantado e salva os contritos de espírito ” ( Salmos 34:18 ); Ele “ sara os quebrantados de coração e liga-lhes as feridas ” ( Salmos 147:3 ).
Interação
A solidão é uma das grandes acompanhantes do luto , especialmente nas semanas e meses que seguem a perda inicial , quando a enxurrada de atividades passou e a inundação de cartões e mensagens diminuiu . Interagir com o cristão enlutado é , portanto , muito importante , mas essa interação pode ser repleta de armadilhas e desafios . Para ser útil , deve ser saturada de oração e realizada com cuidado .
Ouvir
Ao interagir com um irmão ou irmã enlutado , é extremamente importante praticar a exortação de Tiago de ser “ pronto para ouvir , tardio para falar ” ( Tiago 1:19 ). Seu trabalho não é “ consertar ” a pessoa ou dar conselhos inesperados . Sua maior contribuição pode ser apenas oferecer um ouvido atento , um espírito gentil , uma atitude de aceitação e companheirismo paciente . O luto geralmente é acompanhado por tempestades de emoções fortes , agitadas e confusas . Aprenda a ser um ouvinte paciente e seja muito lento para se sentir qualificado para fornecer respostas .
Paciência
Não há atalhos para lidar com o processo de luto . O salmista fala sobre andar “ pelo ” vale da sombra da morte , e é isso que a dor do luto envolve : uma jornada desafiadora , mas necessária , “ através ” de um período de tempo escuro , doloroso e muitas vezes imprevisível . Se você vai ajudar um irmão ou irmã ao longo desse caminho , não é um tipo de interação “ de uma vez e pronto ”. Em vez de apenas uma única visita ou mensagem dizendo : “ Se você precisar de alguma coisa , sinta-se à vontade para me ligar a qualquer hora ”, é muito mais valioso manter um diálogo e contato regulares com o passar das semanas e meses .
Interesse sincero
O elogio de Paulo a Timóteo em Filipenses 2:20 é um dos maiores feitos a qualquer pessoa em seus escritos : “ Porque a ninguém tenho de igual sentimento , que sinceramente cuide do vosso estado ”. Se você deseja ser uma ajuda genuína para um irmão ou irmã enlutado , aprenderá a cultivar um cuidado contínuo e autêntico pelo bem-estar deles .
10