A SANTIDADE DE DEUS inculpável por pecadores ( Lc 23:14 ). O impacto da Santidade de Deus
A percepção da santidade essencial de Deus teve um impacto permanente e deixou uma marca inextinguível naqueles a quem foi revelada . Moisés estava cuidando de ovelhas no deserto quando Deus revelou a Si mesmo em uma sarça ardente . No final de sua vida , a impressão daquele que “ habitava na sarça ” ( Dt 33:16 ) ainda estava vibrando em sua memória . Foi-lhe dito para tirar seus sapatos , pois o lugar onde ele estava era terra santa ( Êx 3:5 ). A montanha e o lugar onde ele estava foram consagrados e santificados pela presença de Deus , e Moisés renunciou voluntariamente a qualquer reivindicação de sua posse ( cf . Dt 25:9 ).
De maneira semelhante , Isaías , que esteve andando e ministrando entre um povo impuro e condenando com veemência seus caminhos pecaminosos , ficou estarrecido perante a santidade de Deus . Ele recebeu uma visão celestial da pessoa do Senhor e , ao ver a majestade e a suprema glória do Todo-Poderoso , exclamou : “ Ai de mim ... sou um homem de lábios impuros ” ( Is 6:5 ). Isso , sem dúvida , impactou seu ministério no meio de uma nação tão rebelde .
A nação de Israel foi afetada pela santidade de Deus . No Sinai ( o monte de Deus ) o Senhor desceu em fogo . O povo viu a fumaça e ouviu o barulho do trovão no cume do monte . Eles não ousaram se aproximar e foram advertidos das consequências de fazerem isso . Naquelas circunstâncias , eles foram comissionados como um povo santo , para serem separados e distintos ; eles foram associados ao nome desse Deus tremendo ( Ex 19:6 ).
As consequências disso marcaram todos os aspectos de suas vidas como nação . Isso era confirmado a eles a cada semana pelo dia de sábado , que foi santificado ao Senhor ( Ex 16:23 ). Tal era a santidade da presença de Deus , que uma tribo específica daquela nação foi separada para ministrar a Ele . Como tem sido frequentemente notado , isso permitiu que um homem , de uma raça , de uma nação e de uma tribo , que pertencia a uma família , entrasse na presença de Deus em um dia do ano . Esse fato por si só deveria nos impressionar , considerando a realidade da santidade de Deus .
A santidade de Deus também foi exibida aos cristãos no início desta era . Pedro , Tiago e João tiveram o privilégio de acompanhar Cristo ao alto de um monte ; Pedro nunca perdeu de vista a glória transfigurada de Cristo e a maravilha daquela experiência . Ele escreveu no final de sua vida : “ Estávamos com ele no monte santo ” ( 2Pe 1:18 ).
As Implicações da Santidade de Deus
O desafio para nossa geração é este : O que a santidade de Deus significa para nós ? É-nos dito : “ Sede santos ; porque eu sou santo ” ( 1 Pe 1:16 ). Pedro , nesta passagem , está citando Levítico ( 11:44 ; 19:2 ; 20:7 ). A santidade de Deus distinguia Seu povo ; eles eram separados em sua dieta , vestimenta e caráter distinto . Também somos um povo distinto que foi santificado e , como tal , somos identificados e associados a esse Deus santo .
Somos ordenados a seguir “ a paz com todos e a santificação , sem a qual ninguém verá o Senhor ” ( Hb 12:14 ).
5