A SANTIDADE DE DEUS
John Meekin
“
Ó Senhor , quem é como tu entre os deuses ? Quem é como tu , glorificado em santidade , terrível em louvores , operando maravilhas ?” ( Ex 15:11 ).
Existem muitas declarações notáveis que atestam a natureza essencial e a tremenda santidade de Deus . A citação acima é uma delas . Sua paixão é aumentada pelo fato de que as pessoas que cantavam essas palavras tinham acabado de ver a manifestação do poder de Deus e notado a santidade de Sua pessoa na redenção .
O Apelo da Santidade de Deus
Embora a raiz , a etimologia e os derivados da palavra hebraica “ santo ” ainda não tenham sido definidos , seu significado está em contraste direto com o que é secular . A palavra indica claramente algo que está separado ; ser “ santo ” marca e denota a separação de tudo o que é impuro .
Esse contraste é visto quando consideramos a revelação de Deus ; Ele se revelou como aquele “ que habita na eternidade e cujo nome é Santo ” ( Is 57:15 ). Os seres angelicais que se movem em Sua presença reconhecem isso , clamando “ Santo , santo , santo é o SENHOR dos exércitos ; toda a terra está cheia da sua glória ” ( Is 6:3 ). Uma das maneiras pelas quais Deus Se descreve a Seu povo é como o “ Santo de Israel ” ( 2Rs 19:22 ; Is 1:4 ). Quando esse título é usado para o Senhor , especialmente no livro de Isaías , isso indica um contraste surpreendente com a condição pecaminosa de Israel . É manifestada Sua perfeição e Sua absoluta separação do mal ( Hc 1:13 ). A santidade de Deus também será exibida em escala universal no futuro : “ Quem te não temerá , ó Senhor , e não magnificará o teu nome ? Porque só tu és santo ; por isso , todas as nações virão e se prostrarão diante de ti , porque os teus juízos são manifestos .” ( Ap 15:4 ).
A Santidade Intrínseca de Deus
Tal como o nome do Senhor é santo , assim é também Sua natureza . Ele é moralmente perfeito em todos os sentidos : em Seus pensamentos , atos , motivos e movimentos . Ele é , sempre foi e sempre será santo . A revelação de Deus no Novo Testamento está de acordo com sua contraparte no Antigo Testamento : “ Deus é luz , e não há nele treva nenhuma ” ( 1 Jo 1:5 ). Todas as três pessoas da Deidade são descritas como sendo santas : Deus o Pai ( Jo 17:11 ), o Senhor Jesus ( Mc 1:24 ; Lc 1:35 ) e o Espírito Santo ( Ef 1:13 ). A natureza e o caráter da santidade de Deus foram manifestados na vida perfeita e na morte sacrificial do Senhor Jesus ( Hb 7:26 ). A pureza de Cristo foi atestada por demônios ( Lucas 4:34 ); Sua impecabilidade foi reconhecida por aqueles que foram salvos ( Lc 5:8 ), e Ele também foi declarado
4