Santidade | Page 4

É BOM SER DIFERENTE David Petterson

É

bom ser diferente . Na verdade , isso é mais do que bom ; é um mandamento decorrente de uma realidade gloriosa . Deus já nos separou ( 1Co 1:2 ) como seu povo e somos ordenados a vivermos assim .
A palavra “ santo ” significa exatamente isso – ser separado , distinto , diferente . E não há privilégio maior do que ser separado para os propósitos e prazer de Deus . Mas , por alguma razão , nós lutamos com unhas e dentes para sermos como todo mundo , obcecados por sermos populares em vez de puros . Preferiríamos que nossas igrejas locais fossem conceituadas como expressivas , firmes , amorosas ou fervorosas , a se prenderem ao rótulo antiquado de ser santo . A santidade pertenceu à geração de nossos avós e às biografias cristãs juntando poeira em nossas estantes . Podemos tender a associar santidade a roupas fora de moda , a atitudes críticas e a rostos sempre carrancudos . Mas estaríamos errados . O mundo é abençoado por ter crentes em Cristo marcados pela santidade , os quais não são caracterizados por nenhuma dessas coisas . E o mundo tem necessidade de que sejamos santos , diferentes , santificados . Nunca pedirão a “ razão da esperança que há em [ nós ]” se primeiro não santificarmos “ a Cristo , como Senhor , em vosso coração ” ( 1Pe 3:15 ). Simplificando , as almas perdidas precisam de que sejamos semelhantes a Deus , e não a elas . Caso contrário , elas perecerão . Que isso seja assimilado . É bom ser diferente .
Ser santo não significa que precisamos voltar no tempo , imitando o passado ; significa voltar às Escrituras e obedecer ao que Deus diz no presente . A palavra “ santo ”, em suas várias formas , é encontrada mais de 700 vezes na Palavra de Deus e está em tamanho grande na lombada de nossas cópias impressas . Existem dezenas de passagens que nos chamam a atenção para ações e atitudes santas específicas . Se professamos seguir a Santa Bíblia , já é tempo de nós mesmos sermos santos . Ser diferente é mais do que bom – é a expectativa e o mandamento de Deus para o Seu povo .
Santidade também faz parte da Grande Comissão . Se estamos obedecendo de alguma forma , pode ser que o façamos apenas parcialmente . Podemos ficar felizes em pregar as boas novas da morte e ressurreição de Cristo , e podemos ficar ansiosos para batizar novos convertidos em nome do Pai , do Filho e do Espírito Santo , mas , e quanto ao resto ? Jesus acrescentou : “ ensinando-as a guardar todas as coisas que vos tenho mandado ” ( Mt 28:20 ). A obediência à Palavra de Deus é o que expressa a santidade ( veja 1Pe 1:14-16 ), e somos ordenados não apenas a sermos santos , mas também a ensinar os outros a serem santos , obedecendo as Escrituras .
Santidade é o tema desta edição . Os artigos ( para citar alguns ) contêm ensinamentos úteis sobre a santidade de Deus , nosso chamado e privilégio de sermos santos , a alegria que uma vida santa experimenta e nosso destino glorioso – habitar eternamente na cidade santa , a Nova Jerusalém . Também aprenderemos que a santidade é um trabalho árduo e não acontece simplesmente , sem a cooperação de nossa vontade . Mas , felizmente , com os mandamentos de Deus vêm Suas capacitações . Podemos viver vidas santas porque recebemos o Espírito Santo . Essa bênção nos torna especialmente diferentes . E isso é mais do que bom .
3