O PRIVILÉGIO DA SANTIDADE de espírito em que eu cresço . Não é um sentimento ou emoção , nem uma bênção a ser alcançada . Pelo contrário , é uma posição íntima e privilegiada em que devemos permanecer e desfrutar . É operada por Deus posicionalmente , e devemos buscá-la condicionalmente .
A Realização de Nossa Posição Privilegiada
Desfrutar da realidade prática de nossa santificação posicional exige disciplina e fé , a mesma fé mediante a qual confiamos em Deus para a salvação . Em primeiro lugar , devemos nos separar do pecado , do eu e do mundo , reconhecendo ( ou considerando verdadeiro ) que morremos com Cristo ( Rm 6:3 ; Gl 2:20a ; Cl 3:3a ) e nos rendemos a Deus por meio da santa vida do Cristo ressurreto ( Rm 6:11-13 ; 2Co 4:11 ; Gl 2:20b ; Cl 3:4a ). Essa é a fonte energizante da vida tornada real pelo Espírito Santo habitando em cada cristão ( Jo 14:16,17 ; 1 Co 6:19 ; Ef 1:13,14 ).
Em segundo lugar , ao colocar nossa “ afeição nas coisas de cima , e não nas coisas da terra ” ( Cl 3:2 ), devemos nos apropriar de tudo o que somos “ em Cristo ” como “ uma nova criação ” ( 2Co 5:17 ) por meio do exercício da fé . Ao “ renovar ” nossas mentes ( Rm 12:2 ; Ef 4:23 ) com essas verdades , a fé nos permite experimentar uma transformação contínua – santificação prática ( 1Ts 4:3,4 ), conformidade com Cristo ( 2Co 3:18 ), e a realização da boa , agradável e perfeita vontade de Deus ( Rm 12:2b ).
O Prazer e o Propósito de Nossa Posição Privilegiada
Um dos prazeres de Deus é habitar entre Seu povo e receber adoração ( Ef 2:22 ; Jo 4:23 ; Ex 25:8 ). Mas , embora o desejo de Deus de habitar entre Seu povo por toda a eternidade seja uma verdade bem aceita ( Jo 17:24 ; Ap 21:3 ), a verdade de que temos “ ousadia para entrar no Santo dos Santos pelo sangue de Jesus ” ( Hb 10:19-22 ) aqui e agora é simplesmente incompreensível ! “ Quem estará no seu lugar santo ?” ( Sl
24:3 ). Santificados “ em Cristo ” - esses estarão ! Também são impressionantes as verdades de que os cristãos reunidos em um testemunho local são tanto “ o templo de Deus ”, onde habita “ o Espírito de Deus ” ( 1 Co 3:16 ), quanto um “ sacerdócio santo ” cujos “ sacrifícios espirituais ” são “ aceitáveis a Deus por Jesus Cristo ” ( 1Pe 2:5 ). Sempre teremos um profundo sentimento de incapacidade para estar diante de um Deus santo e abrir nossas bocas . Anime-se , companheiro santo , nós somos “ aceitos no amado !” Portanto , vamos pela fé nos apegar ao privilégio dado por Deus de “ oferecer o sacrifício de louvor ” ( Hb 13:15 ) e adorá-lo no “ esplendor da santidade ” ( Sl 29:2 ).
E não termina aqui . Deus nos separou , em Cristo , para Seus propósito soberano . Da mesma forma que podemos separar porcelanas finas para ocasiões especiais , Deus “ nos salvou e nos chamou com uma santa vocação ... segundo o seu próprio propósito e graça que nos foi dada em Cristo Jesus antes dos tempos dos séculos ” ( 2 Tm 1:9 ). “ Porque somos feitura sua , criados em Cristo Jesus para boas obras ” ( Ef 2:10 ). E embora Deus possa usar os ímpios ( por exemplo , Jr 27:6 ; Hc 1:6 ), são apenas aqueles “ em Cristo ” que têm a oportunidade de serem “ um vaso para honra , santificado e útil para o uso do mestre , e preparado para toda boa obra ” ( 2Tm 2:21 ). Os homens podem considerar uma honra servir a um rei terreno ; quão superior é o privilégio de servir ao nosso bendito Senhor Jesus Cristo !
E se os privilégios de santa adoração e serviço não forem suficientes , pense nisto : cada ato de fé do serviço cristão , de acordo com a Sua vontade , receberá um galardão ( Mt 5:12 ; 10:42 ; 1Co 3:14 ; Cl 3:24 ). Isso é incompreensível ! Que Deus nos ajude a “ prosseguir para o alvo , pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus ” ( Filipenses 3:14 ).
11