Santidade | Page 17

CHAMADO À SANTIDADE com nossa salvação , para experimentar a vida como deveria ser experimentada . É a “ convocação enobrecedora ” de Deus para viver de modo consistente com sua natureza santa . É um chamado que capacita para “ uma nova qualidade de vida ”, vivida em rica comunhão com Deus . Que privilégio e que responsabilidade !
Por que Santidade ?
Nosso interlocutor disse : “ Eu sou santo ” ( 1 Pe 1:16 ). E já que Ele nos aproximou de Si mesmo por meio da salvação , não é surpresa que Seu plano e expectativa seja que “ sereis santos , porque eu sou santo ” ( v16 ). A vida do cristão só pode ser vivida de forma expressiva se ele está em comunhão com Deus , e isso envolve viver de acordo com o Seu caráter . Paulo escreveu que “ Deus não nos chamou para a imundícia , mas para a santificação ” ( 1 Ts 4:7 ). A imundícia , em seu sentido mais amplo , é tudo o que não tem compatibilidade com Deus . Ele não nos salvou e nos chamou para esse tipo de vida . Ele nos chamou para dentro da esfera da santidade , onde podemos viver para a Sua glória , e onde Ele nos transforma à medida que apreciamos e modelamos nossas vidas segundo Cristo ( 2Co 3:18 ).
Como Podemos Responder ? Atender a nossa chamada é simples . “ não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância ; mas , como é santo aquele que vos chamou , sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver ” ( 1Pe 1:14-15 ). Nosso Pai é quem chama , e devemos responder a Ele “ como filhos obedientes ” ( v14 ). E a santidade para a qual Ele nos chamou não é apenas durante nosso tempo em particular com Ele , ou apenas relativo aos nossos pensamentos e desejos ; é “ em toda a vossa maneira de viver ”. Isso significa santidade em cada ação e aspecto de nossa vida diária . Paulo enfatizou aos tessalonicenses que nosso chamado inclui “ que vos abstenhais da prostituição , que cada um saiba possuir o seu vaso em santificação e honra ” ( 1 Ts 4:3-4 ). Ao escrever a Timóteo , Paulo associou nossa santa vocação a não nos “ envergonharmos do testemunho de nosso Senhor ”, e a participarmos juntos “ nos sofrimentos pelo evangelho segundo o poder de Deus ” ( 2 Tm 1:8 ). E sabemos que o Espírito de Deus nos mostrará onde há necessidade de maior santidade em nossas vidas , capacitando-nos a lidar com a impureza ( Rm 8:13 ).
As notificações são claras e inevitáveis ​ – fomos chamados . Aquele que é Santo nos chamou para uma vocação santa . Agora a pergunta é : como vamos responder hoje ?
9