SANTIDADE NO TABERNÁCULO E NO TEMPLO O padrão de ouro Jonathan Black
Êxodo começa com um homem de pé em “ solo santo ” e termina com um homem vestindo “ vestes sagradas ” para realizar serviço no lugar santo da casa santíssima . Seja examinando o tabernáculo , seja o templo , ambos nos ensinam tipicamente o “ padrão de ouro ” da santidade de Deus , um padrão que Ele ainda espera no ajuntamento local hoje . Paulo escreve : “ O templo de Deus , que sois vós , é santo .” ( 1 Coríntios 3:17 ).
O Tabernáculo – Um Padrão de Ouro Um Povo Santo
Embora nem sempre vivesse de acordo com isso , o povo de Israel era chamado de “ nação santa ” ( Ex 19:6 ), escolhido e separado para ser um povo especial para Deus . O que eles eram posicionalmente , Deus esperava que fossem na prática . A razão de Deus requerer santidade no meio do Seu povo nunca mudou , e Pedro , citando Levítico , escreve : “ Sede santos , porque eu sou santo ” ( 1Pe 1:16 ). A santidade do povo de Deus exigia duas coisas : um homem santo para representar o povo diante de Deus e um templo santo onde pudesse servir em seu favor , na presença de Deus .
O Padrão Sagrado
Um israelita que se aproximava do tabernáculo se deparava com uma parede de linho fino retorcido , uma figura da justiça de acordo com Apocalipse 19:8 . Mas , quando Deus revela o padrão santo a Moisés pela Sua Palavra , Ele começa no lugar mais santo de todos com a arca e o propiciatório , trabalhando de dentro para fora . Ela era chamada de “ a arca sagrada ” ( 2Cr 35:3 ) e tipifica Cristo em Sua incorruptibilidade – a “ arca de madeira de acácia ” ( Ex 25:10 ) e Sua deidade – revestida “ de ouro puro , por dentro e por fora ” ( v11 ).
Esta verdade foi revelada nas palavras do anjo a Maria : “ O Santo que de ti há de nascer será chamado Filho de Deus ” ( Lc 1:35 ). Hoje não olhamos para uma arca terrestre , mas para Cristo no céu , ainda padrão de ouro de Deus à medida que Ele caminha no meio dos “ candeeiros de ouro ”, resplandecendo luz como aquele que está cingido com um cinto de ouro e que fala como “ aquele que é santo ” e “ aquele que é verdadeiro ” ( Ap 3:7 ).
O Santo Sacerdócio
Pedro afirma que a santidade começa “ cingindo os lombos do vosso entendimento ” ( 1 Pe 1:13 ), e é na testa de Arão , o sumo sacerdote , que encontramos o padrão de ouro em três palavras gravadas em uma coroa de ouro : “ SANTIDADE AO SENHOR ” ( Ex 28:36 ). Aqui estava um homem que parecia diferente , que soava diferente e que se movia de maneira diferente dos demais . A santidade de Arão é um tipo da santidade de Cristo , nosso Grande Sumo Sacerdote , que é “ santo , inocente , imaculado , separado dos pecadores ” ( Hb 7:26 ). A santidade dos filhos de Arão tipifica o sacerdócio de todos os crentes , “ um sacerdócio santo , para oferecerdes sacrifícios espirituais , agradáveis a Deus , por Jesus Cristo ” ( 1Pe 2:5 ). Se houver algo da glória e beleza de Cristo em nós ao servirmos na igreja , pareceremos e soaremos diferentes , e procuraremos revestir-nos “ do Senhor Jesus Cristo , e não tenhais cuidado da carne em suas concupiscências ” ( Rm 13:14 ).
A Santa Presença
Quando Arão adentrava pelo véu uma vez por ano no Dia da Expiação , ele tirava suas vestes sumo sacerdotais para que não houvesse nada de glória externa . Ao entrarmos na santa presença de Deus , também devemos
6