Pecados tolerados | Page 8

GANÂNCIA E MESQUINHEZ

Jack Coleman

Essas duas palavras estão interligadas no sentido de que são opostas . Ser ganancioso é ter ou mostrar um desejo intenso e egoísta por algo . Mesquinharia é a relutância em dar algo que tenho . As duas vezes em que a palavra ganancioso é usada no Novo Testamento , diz respeito a dinheiro . Paulo disse a Timóteo que um homem cobiçoso de torpe ganância era desqualificado para ser bispo ou diácono entre o povo de Deus ( 1 Timóteo 3:3,8 ; Tito 1:8 ). No entanto , a ganância e a mesquinhez progrediram além do dinheiro , para incluir todas as coisas materiais .

Não é de surpreender que , dos 19 traços que marcam o homem nos últimos dias ( 2 Timóteo 3 ), a expressão " amantes de si mesmos " encabeça a lista . A frase é uma palavra grega ( philautos ), que significa egoísta . A segunda característica é " avarentos ", significando amante do dinheiro ( philarguros ) ou cobiçoso . William MacDonald comenta : " O apóstolo agora dá a Timóteo uma descrição das condições que existirão no mundo antes da vinda do Senhor . Muitas vezes foi apontado que a lista de pecados que se segue é muito semelhante à descrição dos ímpios pagãos em Romanos 1 . O notável é que as próprias condições que existem entre os pagãos em sua selvageria e estado incivilizado caracterizam os cristãos professos nos últimos dias . Como isso é solene !".
Talvez deva ser preocupante para nós que esses tópicos estejam sendo tratados em uma revista com leitores principalmente cristãos . Há evidências de que essas coisas prevalecem entre nós ? Frequentemente cometemos o erro de julgar o que é pecado , comparando nossas atitudes e ações com as dos ímpios , ou até mesmo com os cristãos professos . Enquanto não vivermos na medida dos seus excessos , nossa consciência estará apaziguada . Não é o nosso padrão a Palavra de Deus e nosso exemplo o Senhor Jesus Cristo ? Estamos acostumados com a mentalidade da cultura ocidental , de que existem aqueles que têm e aqueles que não têm ? Embora o Senhor tenha dito que os pobres sempre estariam conosco ( Mateus 26:11 ), Ele também nos ensinou a dar " a quem te pedir " e a não " desviar daquele que quiser que lhe emprestes " ( Mateus 5:42 ).
Às vezes , ajuda entender o que é algo olhando para o seu oposto . O Senhor Jesus , em Lucas 21 , ensinou aos Seus seguidores uma lição sobre como dar . Ao olhar para os ricos colocando suas ofertas no tesouro do templo , Ele viu também uma pobre viúva colocando duas moedas . Ele disse : " Em verdade vos digo que lançou mais do que todos esta pobre viúva , porque todos aqueles deram como ofertas de Deus do que lhes sobeja ; mas esta , da sua pobreza , deu todo o sustento que tinha ".
Em outra ocasião , o apóstolo Paulo ,
8