ALGUNS MOTIVOS PARA ORAÇÃO tudo conhecidas diante de Deus , pela oração e súplicas , com ação de graças . E a paz de Deus , que excede todo o entendimento , guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus " ( Filipenses 4:6-7 ). Os versos demonstram que a oração é o meio pelo qual a ansiedade pode ser trocada pela paz de Deus . Metaforicamente , a preocupação é uma nuvem sombria , ou um verme cancerígeno que corrói nossa alegria , ou uma praga generalizada que esgota nossa moral . As Escrituras comparam isso a um fardo , pesando no coração . Como a carga pode ser retirada ? Onde posso deixar o fardo ? A resposta do Velho Testamento é " Lança o teu cuidado sobre o Senhor , e ele te susterá " ( Salmos 55:22 ). O Novo Testamento concorda : " lançando sobre ele toda a vossa ansiedade , porque ele tem cuidado de vós " ( 1 Pedro 5:7 ). Pela oração , o salvo agitado pode abandonar o problema que parece tão pesado quanto uma pedra de moinho e , de forma misteriosa , a paz de Deus se espalha pelo seu coração e mente .
A experiência de Ana ilustra esse ponto . Ela carregava o fardo da esterilidade e foi provocada impiedosamente por uma rival que sabia como induzi-la a chorar . Na amargura de sua alma , ela orou e , muito antes de haver uma resposta , " o seu semblante já não era triste " ( 1 Samuel 1:18 ). A oração substituiu a dor da tristeza pela paz de Deus ; que incentivo para orar !
Um exercício
" As vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus ." Ele não está alheio às suas necessidades , mas nosso versículo em Filipenses indica que Ele deseja ouvi-lo articulá-las em Sua presença . A palavra " súplicas " indica orar especificamente ao invés de genericamente . Portanto , aqui está outro dos propósitos da oração : ela dá a oportunidade de expressar nossa dependência da ajuda divina em vez de sermos autossuficientes . A vida cristã e o serviço cristão precisam de mais do que um espírito determinado de nossa parte . O poder e a provisão do céu são necessários se quisermos ser eficazes .
A oração do rei Asa capta esses sentimentos quando ele se deparou com adversidades esmagadoras : " em ti confiamos e no teu nome viemos contra esta multidão " ( 2 Crônicas 14:11 ). Em circunstâncias semelhantes , seu filho Josafá expressou isso da seguinte maneira : " Porque em nós não há força perante esta grande multidão que vem contra nós , e não sabemos nós o que faremos ; porém os nossos olhos estão postos em ti " ( 2 Crônicas 20:12 ). Esse espírito de dependência , expresso na oração , é o que Deus quer ouvir quando suplicamos a Ele . Pode ser que o que estamos pedindo não seja exatamente o que Deus tem em mente para nós , como quando Paulo orou três vezes para a remoção do seu " espinho na carne ". A dificuldade não foi removida , mas ele recebeu a promessa de graça para sua aflição ( 2 Coríntios 12:7-9 ); o problema da oração não atendida é abordado em outra parte desta publicação .
Uma Expressão de Apreciação
Outro propósito da oração é dar a oportunidade de expressar nossa gratidão a Deus pelas bênçãos anteriores . Mesmo em circunstâncias estressantes , Paulo deixa claro que as súplicas devem ser feitas " com ação de graças " ( Filipenses 4:6 ). A oração que reúne intercessões e súplicas deve ser acompanhada com " ações de graças " ( 1 Timóteo 2:1 ). Jamais seja negligente quando se trata disso . Apenas dez por cento dos leprosos purificados " voltou glorificando a Deus ", e a pergunta era " E onde estão os nove ?" ( Lucas 17:15-18 ). " Bom é render graças ao Senhor ." ( Salmos 92:1 ARA )
Em resumo , a oração dá oportunidade para aliviar as ansiedades , expressar necessidades e bendizer ao Senhor por Seus muitos benefícios ( Salmos 103:2 ).
13