O Espírito Santo | Page 7

7

A contenda é obra da carne; a unidade é do Espírito.

libertação( 7:2). A carta aos Efésios nos vem à mente quando pensamos em unidade( veja Efésios 2:14). A epístola nos encoraja a sermos diligentes em guardar a unidade do Espírito no vínculo da paz( 4:3), destacando o fato de que o Espírito Santo está interessado na unidade dos cristãos. A contenda é obra da carne( Gálatas 5:20); a unidade é do Espírito.
Capacitação
O desejo de Deus de habitar com Seu povo nunca diminuiu, pois Ele sempre pretendeu que eles se unissem a Ele. Para o tabernáculo, havia instruções para construir móveis com características tão complexas que seriam quase impossíveis de montar por habilidade natural. Entra em cena Bezalel, um homem cheio do Espírito de Deus( Êxodo 35:31). Seu conjunto de habilidades envolvia sabedoria, entendimento e ciência transmitidos pelo Espírito para construir( e ensinar outros a construir) para Deus. No poder do Espírito, os materiais, que falam de Cristo, foram incorporados à estrutura que acomodava a presença de Deus. Assim é conosco hoje. O Novo Testamento ensina que há um lugar onde Deus habita na terra hoje, a Igreja, tanto de forma dispensacional quanto local( Efésios 2:22; 1 Coríntios 3:16). Empenhar-se na edificação de Deus envolve um poder além da capacidade natural se coisas de valor devem ser construídas, como encontramos no ensino de 1 Coríntios 12:1-11. O Espírito equipa e capacita cada cristão para a edificação de todos, edificando assim para Deus em Sua igreja.
Não importa o que o Senhor faça em nossas vidas, ou o que Ele espera que façamos em nossas vidas, como cristãos, lembremo-nos das palavras dirigidas a um homem encarregado de edificar para Deus em tempos difíceis:“ Não por força, nem por violência, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor dos Exércitos”( Zacarias 4:6).

7