O Espírito Santo | Page 30

O ESPÍRITO SANTO E O FUTURO
invocar o nome do Senhor será salvo ; porque no monte Sião e em Jerusalém haverá livramento , assim como o Senhor tem dito , e nos restantes que o Senhor chamar ” ( 2:28- 32 ). Embora esta profecia fale em parte do que aconteceu no Dia de Pentecostes ( como mostra a citação de Pedro em Atos capítulo 2 ), claramente seu cumprimento não foi esgotado ali , pois ela contém referências a eventos que acompanharão o retorno do Senhor em glória ( como pode ser demonstrado comparando esta profecia com trechos como Mateus 24:29-30 ). Então , assim como houve um poderoso derramamento do Espírito logo depois que o Senhor Jesus deixou o mundo , haverá outro logo antes de Ele retornar .
A Manifestação
No retorno de Cristo , a nação de Israel O verá , se voltará para Ele , será salva e estará sob as bênçãos da Nova Aliança . Em 2 Coríntios 3:6-11 , Paulo contrasta essa aliança com a aliança inaugurada no Sinai , da qual ele usa os termos “ a letra ”, “ ministério da morte ” e “ ministério da condenação ”. Com relação à Nova Aliança , suas frases correspondentes são “ o Espírito ”, “ ministério do Espírito ” e “ ministério da justiça ”. A grande diferença entre as duas alianças é resumida na declaração do apóstolo : “ A letra mata , e o Espírito vivifica ”. Assim , naquele dia , o Espírito Santo levará Israel ao bem da Nova Aliança , que foi estabelecida no sangue do Senhor Jesus ( Lucas 22:20 ), e a nação conhecerá a bênção indescritível que nós já desfrutamos : “ Perdoarei a sua maldade e nunca mais me lembrarei dos seus pecados ” ( Jeremias 31:31-34 ; Hebreus 8:8-13 ; 10:15-18 ).
O Milênio
Então começará o reino milenar de nosso Senhor Jesus Cristo , descrito em muitas partes das Escrituras – nenhuma das quais é mais clara ou bela do que Isaías capítulo 11 . O versículo 2 demonstra , sem sombra de dúvida , o papel do Espírito Santo naquele reinado de mil anos : “ E repousará sobre ele o Espírito do Senhor , e o Espírito de sabedoria e de inteligência , e o Espírito de conselho e de fortaleza , e o Espírito de conhecimento e de temor do Senhor ”. O resultado bendito disso será que “ a terra se encherá do conhecimento do Senhor , como as águas cobrem o mar ” ( v . 9 ).
O Estado Eterno
Finalmente , quando “ o primeiro céu e a primeira terra ” tiverem “ passado ” ( Apocalipse 21:1 ), haverá “ novos céus e nova terra , em que habita a justiça ” ( 2 Pedro 3:13 ). As Escrituras não nos dão muitos detalhes sobre esse estado ( o que não é surpreendente , pois transcenderá em muito o que a linguagem pode descrever ). Todavia , podemos ter certeza de que o Espírito Santo ainda estará ativo em um ministério precioso , no qual Ele já está engajado ; uma obra que nunca poderá ser esgotada , instruindo-nos cada vez mais nos conselhos e caminhos de Deus , e deleitando nossos corações com as glórias de Seu bendito Filho . Mas , ao contrário de agora , será impossível alguém “ tentar ” ( Atos 5:9 ), “ resistir ” ( Atos 7:51 ), “ entristecer ” ( Efésios 4:30 ) ou “ extinguir ” ( 1 Tessalonicense 5:19 ) o Espírito . Quão glorioso será para nós desfrutarmos da comunhão ininterrupta e eterna com as Pessoas Divinas , quando Deus ( o Deus triúno – Pai , Filho e Espírito Santo ) for “ tudo em todos ” ( 1 Coríntios 15:28 )!
“ Pelo Consolador , que veio do Senhor , suba louvor
Ao Pai que o céu abriu , ao Filho que Ele ungiu , A quem nos redimiu , louvor , louvor !”
30