O Espírito Santo | Page 22

O BATISMO E A HABITAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO
apenas uma vez , naquele dia em Jerusalém . Foi acompanhado por fenômenos únicos que nunca aconteceram dessa maneira antes e nunca mais aconteceriam . A evidência disso foi , em primeiro lugar , audível – “ um som , como de um vento veemente e impetuoso ” – e , em segundo lugar , visível – “ E foram vistas por eles línguas repartidas , como que de fogo [...]” ( Atos 2:2-3 ).
As Profecias
O batismo no Espírito foi um cumprimento da profecia de João Batista , que pregou : “ Eu , em verdade , vos batizo com água [...], mas aquele que vem após mim [...] vos batizará com o Espírito Santo e com fogo ” ( Mateus 3:11 ). Além disso , o próprio Senhor , antes de voltar para a glória , lembrou aos discípulos o que ouviram anteriormente dele : “ Porque , na verdade , João batizou com água , mas vós sereis batizados com o Espírito Santo , não muito depois destes dias ” ( Atos 1:5 ).
O Padrão
O batismo no Espírito Santo foi um evento prefigurado no Antigo Testamento . Em Levítico 23 , as festas de Jeová eram um panorama profético do programa de redenção até a eternidade . A Páscoa tipificava a morte de Cristo ( 1 Coríntios 5:7 ); a Festa das Primícias , a ressurreição de Cristo ( 15:20 ); e a Festa das Semanas , cinquenta dias depois da Páscoa , o Pentecostes . Assim como a Páscoa e as Primícias encontraram seu cumprimento em dois eventos únicos , também a Festa das Semanas encontrou seu cumprimento no dia de Pentecostes como um evento singular na história .
Os Participantes
Para que um batismo ocorra , são necessários vários elementos . Deve haver um batizador , um batizado , um elemento para realizar o batismo , um momento e um lugar . Em relação ao batismo no Espírito , João nos diz que o batizador seria o próprio Senhor ( Mateus 3:11 ). Paulo nos diz quem foi batizado e o elemento do batismo : “ Pois todos nós fomos batizados em um Espírito , formando um corpo [...]” ( 1 Coríntios 12:13 ). O momento (“ não muito depois destes dias ”) era Pentecostes , e o lugar onde eles deveriam permanecer era em “ Jerusalém ” ( Atos 1:4-5 ).
O Preceito
O Senhor disse que a vinda do Espírito Santo no Pentecostes “ convencerá o mundo do pecado , e da justiça , e do juízo : do pecado , porque não creem em mim ; da justiça , porque vou para meu Pai , e não me vereis mais ; e do juízo , porque já o príncipe deste mundo está julgado ” ( João 16:8-11 ). Sua vinda foi uma vindicação de tudo o que Cristo disse e fez em Sua vida , morte , ressurreição e ascensão ao Pai . Foi também o início de uma nova dispensação da graça , quando Cristo edificaria Sua Igreja ( Mateus 16:18 ). Em 1 Coríntios 12:13 Paulo escreve : “ Pois todos nós fomos batizados em um Espírito , formando um corpo [ a Igreja ] [...]”. Isso foi algo que aconteceu uma vez . Quem são os “ todos ”? No cômputo divino , estávamos todos contemplados naquele único batismo .
22