O Espírito Santo | Page 15

OS DONS DO ESPÍRITO SANTO
A diversidade dos dons
“ Ora , há diversidade de dons , mas o Espírito é o mesmo ” ( 1 Coríntios 12:4 ). O capítulo contém listas de dons que são explorados em outras passagens . Para a maioria , as listas em 1 Coríntios 12 incluem dons que não estão mais em evidência . Alguns haviam sido prometidos pelo Salvador : “ E estes sinais seguirão aos que crerem [...]” ( Marcos 16:17-18 ). Antes que esse capítulo termine , há uma explicação do que Ele quis dizer , pois o Senhor estava “ confirmando a palavra com os sinais que se seguiram ” ( v . 20 ). Esses milagres estavam sendo usados ​para autenticar a pregação da nova mensagem do evangelho . Por exemplo , o dom de línguas era um sinal para os incrédulos , em particular , para os judeus incrédulos , “ este povo ” ( 1 Coríntios 14:21-22 ). Quando a nova mensagem foi estabelecida , não houve mais necessidade de dons de sinais , e eles se tornaram redundantes ( 1 Coríntios 13:8-13 ).
Em 1 Coríntios 12 , Paulo usa a analogia do corpo humano para ilustrar a diversidade . O corpo é uma entidade única e , no entanto , é composto por vários órgãos e membros , todos com sua função específica . Da mesma forma , a igreja é uma unidade com vários membros , cada um com seu dom dotado pelo Espírito , que deve funcionar para a saúde espiritual de todo o corpo . Você deve exercer o dom que recebeu em vez de invadir a esfera de responsabilidade de outra pessoa ; tendo recebido um dom , “ administre-o aos outros ” ( 1 Pedro 4:10 ).
O objetivo dos dons
Como acabamos de citar em 1 Pedro 4:10 , administramos nosso dom “ aos outros ”, mas ao fazê-lo , o resultado é para que “ em tudo Deus seja glorificado por Jesus Cristo ” ( v . 11 ). Esse objetivo elevado é um forte motivo para despertar “ o dom de Deus que existe em ti ” ( 2 Timóteo 1:6 ) em vez de desprezá-lo ( 1 Timóteo 4:14 ).
O propósito geral dos dons é “ para o que for útil ” ( 1 Coríntios 12:7 ), em particular , na edificação da igreja ( 14:12 ): “ Faça-se tudo para edificação ” ( v . 26 ). Esta é uma área em que o dom de profecia era superior ao de línguas . Aquele que falava em línguas edificava a si mesmo , enquanto a profecia edificava a igreja ( v . 4 ). Ao exercitar seu dom , este é o teste decisivo : “ Isso está beneficiando meus companheiros de fé ?”
O desejo pelos dons
“ Portanto , procurai com zelo os melhores dons .” ( 1 Coríntios 12:31 ) Embora o dom seja concedido soberanamente pelo Espírito , temos o dever de buscar o dom . As três listas de dons em 1 Coríntios 12 totalizam treze dons , com aquelas em Romanos 12 e Efésios 4 aumentando o número para cerca de vinte . Em cada uma das três listas em 1 Coríntios 12 , o dom de línguas , com seu companheiro dom de interpretação , é sempre o último . Como afirmado anteriormente , os coríntios estavam entusiasmados com o espetacular , então Paulo minimiza a importância desse dom em comparação com a profecia e , portanto , sua exortação para desejar os dons maiores . Possivelmente , ele está sugerindo que , congregacionalmente , eles deveriam estar desejando o surgimento de profetas de Deus entre eles para o bem maior da igreja . Se considerado como um desejo pessoal ter um dos melhores dons , a motivação deve ser , de novo , o desejo de ajudar ao máximo a igreja .
O dom de profecia era exercido quando um irmão recebia uma comunicação direta do Senhor e a transmitia à igreja ( 1 Coríntios 14:29-33 ). Tinha isso em comum com as línguas : era um dom temporário ( 13:8-12 ). Quando a revelação inspirada final foi escrita , a função do profeta terminou . A necessidade do dom de ensinar continua viva .
Ao buscar um dom , verifique qual é o seu , e então funcione apropriadamente e com zelo . A Escritura promete a graça necessária : “ A graça foi dada a cada um de nós segundo a medida do dom de Cristo ” ( Efésios 4:7 ). Há um dom designado “ socorro ” ( 1 Coríntios 12:28 ), que muitos cristãos receberam . Se você se encaixa nele , procure oportunidades para ser útil e seja o mais solidário e cooperativo possível .
15