RESSURREIÇÃO
Olhando para trás , para a nossa conversão , provavelmente o pensamento mais dominante era como escapar ao juízo justo de Deus pelos nossos pecados . Além disso , foi com o coração profundamente agradecido que encontramos a salvação através da fé em Cristo . Desde então , temos vindo a apreciar cada vez mais o fato de não só termos sido salvos das terríveis e merecidas consequências do nosso pecado , mas também de termos sido trazidos para as bênçãos eternas através de Cristo e em Cristo . Uma das mais doces é o fato de que , quando esta vida na terra terminar , iremos estar com Ele no céu .
Mas há um duplo problema : em primeiro lugar , porque , embora os nossos pecados estejam perdoados e tenhamos a certeza de estar no Céu , não podemos ir para lá no nosso corpo , tal como é constituído atualmente . Em segundo lugar , para aqueles que morreram , embora a sua alma já esteja no céu , o seu corpo foi para a corrupção num túmulo . Assim , é necessária uma mudança para garantir que o espírito , a alma e o corpo estejam preparados para o novo reino de serviço no céu com Cristo . Neste artigo , analisaremos a forma como estes dois problemas foram resolvidos .
O problema delineado Os que estão vivos
Quando nascemos , recebemos corpos adequados ao mundo em que vivemos , corpos que , devido ao pecado , dependem do tempo e são mortais ou frágeis ( isto é , sujeitos à morte ). Por isso , lemos : “ Porque certamente morreremos ” ( 2 Samuel 14:14 ).
Nestes corpos naturais , temos a imagem de Adão , que foi feito do pó da terra , com um corpo terreno adequado à vida na terra , mas , devido à queda , incapaz de existir na atmosfera perfeita e santa do Céu . Como nada de impuro pode entrar lá , nossos corpos mortais da terra estão assim excluídos .
Os que morreram
No caso dos que morreram , o corpo terrestre corrompe-se rapidamente , como nos recorda Paulo : “ Semeia-se o corpo na corrupção ” ( 1 Coríntios 15:42 ). E prossegue descrevendo o sepultamento do corpo natural como em desonra e fraqueza ( v . 43-44 ), e declara “ que carne e sangue não podem herdar o reino de Deus ” ( v . 50 ).
O problema superado
Assim , temos cristãos vivendo em corpos mortais e cristãos que já partiram e deixaram para trás seus corpos mortos e corrompidos . Que momento será a vinda do Senhor aos ares para os Seus santos , quando ocorrerá a grande mudança , ou transformação , necessária para o nosso pleno gozo do céu . É isso que ocupa a mente do apóstolo ao desvendar o mistério dessa mudança nos versículos restantes de 1 Coríntios 15:51-58 .
É uma mudança inclusiva
O apóstolo primeiro afirma que , embora nem todos morram ( ou como ele chama , durmam ), todos experimentarão essa mudança . Não há um só cristão , desde o início da Igreja no Pentecostes até o momento da volta de nosso Senhor , que esteja excluído deste grande momento dinâmico e dramático . Paulo diz : “ Todos seremos transformados ” ( v . 51 ).
É uma mudança instantânea
Paulo explica ainda o momento dessa mudança como acontecendo “ num
8