A LIBERTAÇÃO DO CÉU
“ tenda ” e o nosso futuro lar sem pecado , precisamos apreciar os aspectos passados , presentes e futuros da salvação . Já fomos salvos da pena do pecado ( João 5:24 ; Romanos 8:1 ). Atualmente , estamos sendo salvos do poder do pecado nas nossas vidas pelo Espírito de Deus que habita em nós , que experimentamos quando vivemos a verdade de que “ estou crucificado com Cristo ; e vivo , não mais eu , mas é Cristo que vive em mim ; e a vida que agora vivo na carne , vivo-a na fé do Filho de Deus , o qual me amou e se entregou por mim ” ( Gálatas 2:20 ). Mas , mesmo com tudo isto , o pecado continua presente dentro e fora das nossas tendas . Ainda vivemos com os seus efeitos nos nossos corpos e nas nossas vidas . Aguardamos com expectativa a nossa libertação definitiva do pecado - o aspecto futuro da nossa salvação . “ A nossa cidadania está nos céus , de onde também esperamos o Salvador , o Senhor Jesus Cristo , que transformará o nosso corpo abatido para ser conforme o seu corpo glorioso ” ( Filipenses 3:20- 21 ). Estamos a caminho de viver onde nada que contamine entrará ( Apocalipse 21:27 ), um lugar “ em que habita a justiça ” ( 2 Pedro 3:13 ), e onde “ Deus limpará de seus olhos toda lágrima , e não haverá mais morte , nem pranto , nem clamor , nem dor , porque já as primeiras coisas são passadas ” ( Apocalipse 21:4 ). Que salvação ! Que Salvador !
Entretanto
Dada a gloriosa libertação do pecado e a maravilha do que está para vir para os cristãos , pode parecer tentador abandonar estas “ tendas ”. Mas não é isso que as Escrituras nos chamam a fazer na nossa expectativa . Paulo reconheceu o seu “ desejo ... de partir e estar com Cristo ”, mas julgou “ mais necessário ficar na carne ” porque o Senhor ainda tinha trabalho para ele fazer entre os Filipenses ( Filipenses 1:23-24 ). “ Tendo esta confiança ”, escreveu Paulo , “ sei que ficarei e permanecerei com todos vós para proveito vosso e gozo da fé ” ( v 25 ). O Senhor derrubará as nossas débeis tendas no tempo certo , mas , entretanto , tem trabalho para fazermos nelas , para Ele e para a bênção dos outros .
Maravilhosamente , “ ainda que o nosso homem exterior se corrompa , o interior , contudo se renova de dia em dia ” pelo Espírito e pelas Escrituras , de modo que , entretanto , “ não desfalecemos ” ( 2 Coríntios 4:16 ). E é-nos assegurado que “ nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente ” ( v . 17 ). Por isso , continua a olhar para cima da janela da tua tenda , porque “ sabemos que , quando ele [ Cristo ] se manifestar , seremos semelhantes a ele ; porque assim como é o veremos ” ( 1 João 3,2 ). E , enquanto vigiamos e esperamos , devemos viver diariamente a vitória sobre o pecado nas nossas tendas , pois “ qualquer que nele tem esta esperança purifica-se a si mesmo , como também ele é puro ” ( v . 3 ). Convém viver agora de acordo com o modo como viveremos para sempre .
Em suma , encorajem-se ; estas tendas estão prestes a cair . Nós estamos prestes a subir . Iremos deixar o pecado para trás . “ Ainda um poucochinho de tempo , e o que há de vir virá e não tardará ”. Mas , entretanto , “ o justo viverá da fé ” ( Hebreus 10:37-38 ).
5