RENOVAÇÃO causa tristeza agora será então “ as coisas antigas ” e “ não mais existirá ”. Que conforto !
A comunhão A nossa morada eterna é descrita não apenas pelos seus “ negativos ”, mas por um glorioso “ positivo ”: “ Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens , pois com eles habitará , e eles serão o seu povo , e o mesmo Deus estará com eles , e será o seu Deus ” ( v . 3 ). As palavras “ tabernáculo ” e “ habitar ” neste versículo são formas diferentes da mesma palavra , pelo que “ com eles habitará ” poderia ser traduzido por “ com eles tabernaculará ”. João usa a mesma palavra no início do seu Evangelho : “ O Verbo se fez carne e habitou [ tabernaculou ] entre nós ” ( João 1:14 ). Aqueles que viram “ a sua glória ” foram muito privilegiados , mas eram relativamente poucos , experimentaram-na por um período limitado de tempo e a sua natureza decaída limitou a sua apreciação . Em contraste , naquele futuro eterno , todo o Seu povo estará com Ele e desfrutará de comunhão interminável com Ele , num estado glorificado ! Certamente , essa será a maior bênção de todas naquele lugar !
Os cidadãos Apocalipse 21:7 afirma que aquele que “ herdará todas as coisas ” é “ quem vencer ”. João afirma em outro lugar que o vencedor é “ aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus ” ( 1 João 5:5 ). Infelizmente , a única outra morada eterna é “ o lago que arde com fogo e enxofre ”, e é dada uma descrição daqueles que lá estarão eternamente : “ os tímidos e os incrédulos ...” ( Apocalipse 21:8 ). A grande diferença entre esses destinos finais deve nos motivar a alcançar pecadores com o glorioso evangelho da salvação pela fé em nosso Senhor Jesus Cristo , que se entregou para que eles pudessem viver eternamente com Ele . De fato , qualquer pessoa que esteja lendo estas palavras e que ainda não tenha respondido ao convite é exortada , desde já , a confiar naquele que ainda mantém esta bendita promessa : “ De graça lhe darei da fonte da água da vida ” ( v . 6 ).
As consequências A consideração dos acontecimentos futuros deve ter sempre consequências práticas para nós , no presente . Em 2 Pedro 3 , as mudanças que vão ocorrer estão diretamente associadas a exortações , às quais devemos prestar muita atenção : “ Havendo , pois , de perecer todas estas coisas , que pessoas vos convém ser em santo trato e piedade ” ( v . 11 ); “ Aguardando estas coisas , procurai que dele sejais achados imaculados e irrepreensíveis em paz ” ( v . 14 ); “ Sabendo isto de antemão , guardai-vos de que , pelo engano dos homens abomináveis , sejais juntamente arrebatados e descaiais da vossa firmeza . Antes , crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo . A ele seja dada a glória , assim agora como no dia da eternidade . Amém ” ( vv 17,18 ).
“ Eis aqui o tabernáculo
de Deus com os homens , pois com eles habitará , e eles serão o seu povo , e o mesmo Deus estará com eles , e será o seu Deus .”
25