REBELIÃO , REGRESSO E RETRIBUIÇÃO
conforme descrito em Apocalipse 19 . Um súbito “ aleluia ” anuncia a chegada do Rei dos reis e a aurora de um novo dia . A adoração volta a ocupar a nossa visão , enquanto somos exortados a louvar a Deus ( v . 5 ) pelo seu justo juízo e pelo advento das Bodas do Cordeiro .
A Adoração
Os quatro “ aleluias ” que se seguem em procissão ( vv 1,3,4,6 ) referem-se ao justo julgamento de Deus sobre a Besta , o Falso Profeta e a Babilónia . A adoração pela Sua justiça , majestade , poder e domínio enche os céus . Durante milênios , os homens desafiaram a própria existência de Deus por causa do Seu suposto silêncio perante o mal , mas agora Ele surgiu e respondeu a todas as blasfêmias dos homens e a todos os desafios dos cépticos .
Os que se associam a Ele
Acompanhando o Senhor e ao Seu lado está a Sua Noiva , a Igreja . Durante o período de sete anos de tribulação , ela não esteve na terra para suportar toda a sua ira ; ela esteve no céu . É o cumprimento da promessa do Senhor de nos guardar do dia da tribulação que está prestes a cair sobre toda a terra ( 3,10 ). A isto junta-se a garantia do Espírito Santo em 1 Tessalonicenses . Estamos à espera do Senhor Jesus , nosso libertador da ira vindoura ( 1:10 ). Além disso , não fomos designados para a ira , mas para alcançar a salvação por meio de nosso Senhor Jesus ( 5:9 ). A “ ira ” quase sempre se refere ao julgamento de Deus no tempo e não na eternidade . Nas Escrituras citadas , referese ao “ grande dia da sua ira ” ( Apocalipse 6:17 ) que virá sobre os habitantes da terra . É descrito de várias maneiras nas Escrituras : o tempo da angústia de Jacó ( Jeremias 30:7 ), o Dia do Senhor ( 1 Tessalonicenses 5:2 ) e a Grande Tribulação ( Mateus 24:21 ; Apocalipse 7:14 ), entre outros .
É o cumprimento da promessa do Senhor de nos guardar do dia da tribulação que está prestes a cair sobre toda a terra .
A Sua Noiva descerá do céu com Ele , pois foi lá que ela passou o período entre o Arrebatamento e a Sua volta para reinar .
Isso é ainda mais substanciado por uma consideração das próprias expectativas de Paulo . Em sua primeira carta , 1 Tessalonicenses , ele fala do Senhor Jesus como nosso libertador da ira vindoura ( 1:10 ), e depois , em sua revelação sobre a vinda do Senhor , fala de si mesmo entre aqueles que estão vivos e permanecem naquele momento ( 4:17 ). Ele não estava à espera do cumprimento de qualquer outra coisa , como o aparecimento do Homem do Pecado , a tribulação ou outros sinais . Mas para que ninguém acuse Paulo de não ter desenvolvido completamente a sua teologia , cinco anos mais tarde , ao escrever aos Coríntios , diz : “ Nem todos dormiremos ” ( 1 Coríntios 15:51 ). Um ano mais tarde , ele escreve de novo sobre o desejo de receber o seu novo corpo do céu . E talvez quatro anos mais tarde , ao escrever para a igreja de Filipos , ele disse : “ de onde também
18