O Céu | Page 3

O REINO DO CÉU

E

ntão , para onde exatamente estamos indo ? Antes do retorno do Senhor , para onde vai um cristão que morreu ? As escrituras ensinam que o céu é o nosso destino , mas onde fica e como é ? Felizmente , não somos deixados à mercê de nossa imaginação nem das centenas de relatos escritos por pessoas que supostamente foram para o céu e retornaram . Na verdade , o apóstolo Paulo descreve um incidente de “ ida e volta ao céu ” em sua própria vida , mas o faz com muita hesitação e poucas informações . De fato , em vez de preencher cem ou mais páginas sobre o que viu , seu foco foi o que ouviu . Ele não compartilha nada do que viu . Ele apenas “ ouviu palavras ”, e eram “ palavras inefáveis , de que ao homem não é lícito falar ” ( 2 Coríntios 12:4 ). E para acompanhar essa revelação , Paulo recebeu um espinho na carne ( v 7 ), não um contrato de um milhão de dólares para um livro !
Mas , neste relato , Paulo dá a entender que , ao morrer , chegaremos ao “ terceiro céu ” ( 2 Coríntios 12:2 ). O primeiro céu é aéreo , a atmosfera onde os pássaros voam ( Jeremias 4:25 ). O segundo céu é astral , onde se encontram as estrelas ( Isaías 13:10 ). O terceiro céu é celestial , a morada de Deus ( Isaías 63:15 ; Salmos 33:13-14 ; 102:19 ). Quando Cristo ascendeu à mão direita do Pai , Ele passou pelos céus ( plural , indicando o primeiro e o segundo ; Hebreus 4:14 ) e entrou no próprio céu ( presumivelmente o terceiro ), aparecendo “ na presença de Deus ” ( Hebreus 9:24 ; veja também Marcos 16:19 ; Lucas 24:51 ; Atos 1:9-11 ). Estêvão viu o Senhor Jesus ali momentos antes de sua própria morte - ele “ viu a glória de Deus , e Jesus , que estava à direita de
Deus ” ( Atos 7:55 ). Como Paulo também nos diz que , ao morrermos , vamos “ estar com Cristo ” ( Filipenses 1:23 ), fica claro que nosso destino é de fato esse terceiro céu , a morada de Deus .
Paulo também chamou esse céu de “ paraíso ” ( 2 Coríntios 12:13 ), a mesma palavra usada pelo Senhor Jesus em Sua promessa ao criminoso crucificado ao Seu lado ( Lucas 23:43 ). É interessante notar que , na tradução grega do Antigo Testamento , a palavra “ paraíso ” é usada para descrever o Jardim do Éden ( ver Gênesis 2:8 ; Ezequiel 28:13 ), o lugar onde Deus e o homem desfrutavam de comunhão . Nosso destino após esta vida é habitar com Cristo ( que é Deus ) em doce comunhão com Ele no paraíso .
Para que essa comunhão seja possível , algo deve acontecer conosco na morte , pois somos pecadores . Hebreus 12:23 refere-se aos “ espíritos dos justos aperfeiçoados ” que habitam acima , na Jerusalém celestial . Isso implica que nós também seremos aperfeiçoados em nossos espíritos quando chegarmos ao céu . Ao morrermos , deixaremos para sempre para trás o pecado , a tentação e o fracasso .
Há outras frases usadas para descrever nosso destino , que serão expostas nos artigos a seguir . Mas mais uma palavra será suficiente por enquanto - estamos indo para “ casa ”. Paulo diz que , quando deixarmos este corpo , “ para habitar com o Senhor ” ( 2 Coríntios 5:8 ). E não há lugar como o lar . Mas há muito mais em nosso glorioso futuro do que isso . É nossa oração que você seja abençoado ao ler os artigos a seguir .
3