Liderança na igreja | Page 3

LIDERANÇA PROATIVA David Petterson

L iderança reativa . É possível que você esteja em uma igreja local onde esse é um problema há muito tempo . E , nesse caso , torna-se exponencialmente difícil corrigir o ciclo . O tempo dos presbíteros é consumido para lidar com os problemas , sejam eles relacionais , doutrinários ou morais . Sobra muito pouco tempo e energia para pensar ( e muito menos para planejar ) a saúde da igreja a longo prazo . Mas as crises geralmente não se acumulam sob uma liderança proativa . Portanto , o mais rápido possível , a liderança reativa precisa encontrar uma maneira de dar a volta por cima e se tornar proativa . Com a ajuda do Senhor , isso é possível .

Como é especificamente a liderança proativa ? Em primeiro lugar , os líderes proativos se reúnem ( Atos 20:17-38 ), mas não apenas quando há problemas para resolver e pessoas para conversar . Uma reunião de presbíteros planejada regularmente e com participação total ( Atos 21:18 – “ e todos os anciãos vieram ali ”) é um bom ponto de partida para promover a liderança proativa . A oração e a leitura das Escrituras ajudam a trazer o foco necessário para uma reunião de anciãos e devem ser praticadas com fervor .
Mas não basta simplesmente se reunir , orar e ler ; os líderes proativos planejam . Qualquer coisa que façamos bem requer planejamento . Quando se reúnem , os anciãos discutem principalmente as necessidades espirituais do rebanho e a melhor forma de atendê-las , e não simplesmente como os fundos devem ser usados . Um ensino específico pode ser organizado , bem como o alcance potencial do evangelho . Um bom planejamento também garante que haja oportunidades para o uso e o desenvolvimento de dons espirituais na igreja local . Tudo isso exige trabalho árduo . Não é de se admirar que Paulo se refira ao “ trabalho ” dos anciãos mais de uma vez ( 1 Tessalonicenses 5:12 ; 1 Timóteo 5:17 ).
Os anciãos podem se reunir e planejar , mas depois se dispersam e não mantêm contato . Os líderes proativos se comunicam ( observe o papel que os anciãos desempenharam no Conselho de Jerusalém em Atos 15 e a carta que circulou , comunicando de maneira clara a decisão ). E como vivemos na era das mensagens instantâneas , não temos desculpas para a falta de comunicação . Uma rápida mensagem de texto , e-mail ou ligação pode rapidamente colocar todos atualizados e na mesma página , possibilitando que andem juntos de forma mais eficaz . Os anciãos não devem apenas se comunicar abertamente entre si , mas também com a igreja , não deixando todos no escuro sobre o que está sendo planejado .
É fundamental perceber que os líderes proativos se envolvem . Como os supervisores são “ hospitaleiros ” ( 1 Timóteo 3:2 ), isso pressupõe um certo nível de envolvimento com o povo do Senhor . Não é preciso dizer que os pastores passam tempo com as ovelhas . Ficar depois das reuniões para conversar e interagir com os cristãos da igreja local é uma ótima oportunidade para avaliar as necessidades e incentivar . Sair para almoçar ou tomar um café apenas para conversar pode ser extremamente valioso . Quanto mais você desenvolver relacionamentos com os fiéis sob seus cuidados , mais liberdade terá para liderálos .
Também aprendemos com Paulo que os líderes proativos vigiam ( Atos 20:31 ; veja também Hebreus 13:17 ). Assim como os pastores estão constantemente alertas a qualquer perigo que possa ameaçar as ovelhas , os supervisores também “ zelam por nossas almas ”. Um líder reativo age quando o perigo já chegou . O líder proativo vigia para garantir que esse mal nunca aconteça .
3