Fé | Page 9

9
Salvador mais profundamente por meio da opressão, eles se regozijaram com alegria indescritível e gloriosa( 1 Pedro 1:8). Essa fé, embora invisível, não podia ser escondida – ela se tornou um grande testemunho! Era óbvio para seus vizinhos, seu governo e até mesmo para Pedro, que escrevia a centenas de quilômetros de distância, que esses cristãos andavam pela fé, não por vista, e que andavam com alegria!
Qual é a aparência dessa fé profunda e genuína? Como ela brilha? Que testemunho ela dá? Considere a verdadeira fé de Enoque em Hebreus 11, o maior capítulo da fé. Enoque andou pela fé com Deus. Ele agradava a Deus e O conhecia. Ele não apenas sabia sobre Ele, que havia um Deus distante no céu, mas a própria presença do Deus do céu desceu e caminhou ao lado do amado Enoque.
Imaginamos Enoque reservando um tempo todos os dias para caminhar e conversar com Deus. Pegando seu casaco na porta, Enoque sai de casa e começa a percorrer um caminho duplo por colinas selvagens. Esse caminho não foi feito por carroças ou bois, mas por um homem e seu Deus, caminhando lado a lado em comunhão. Talvez tenham conversado sobre as provações de Enoque. Talvez tenham comentado sobre a beleza da criação ou sobre a promessa de um Salvador vindouro para os pecadores. Qualquer que fosse o assunto, Enoque estava plenamente satisfeito na pessoa de Deus e o próprio Deus tinha prazer em caminhar com Enoque( Hebreus 11:5-6).
A fé de Enoque era óbvia para Deus, mas, sem dúvida, também influenciava as pessoas ao seu redor. Qual é o segredo dele? Ele fala sobre a volta do Senhor em justiça, mas como ele sabe( Judas v. 14)? Como posso ter a mesma paz que ele? Enoque carregava a joia preciosa de um bom testemunho no mundo e a luz da sua fé brilhava diante dos outros.
Pedro escreveu aos cristãos fiéis e alegres que eles estavam recebendo o fim de sua fé à medida que ela brilhava a cada dia, ou seja, a salvação de suas almas( 1 Pedro 1:9). O mesmo aconteceu com Enoque, que aguardou milhares de anos antes de Cristo. Mas um dia Enoque“ não se viu mais, porquanto Deus para si o tomou”( Gênesis 5:24). O hino,“ Venha Para Casa Comigo”, sugere de forma divertida que naquele dia Enoque saiu de casa para comungar com Deus pela fé, e Deus simplesmente disse:“ Venha para casa comigo, estamos mais perto da Minha casa do que da sua!” Embora certamente não tenha sido assim que Enoque foi transfigurado, o sentimento prova que a fé genuína receberá sua herança e recompensa, e o próprio objeto que ela reflete: a promessa de salvação eterna por meio de Jesus Cristo, nosso Senhor.

9