Do Egito a Canaã | Page 3

RELEVÂNCIA

David Petterson

Eu continuo surpreso com a relevância das

Escrituras . A Bíblia nos conta mais sobre nós mesmos do que qualquer outro livro da história . As primeiras páginas das Escrituras explicam como chegamos aqui , o desejo de Deus de ter comunhão conosco , como essa comunhão foi quebrada pelo pecado e a promessa de Deus de resolver esse problema para sempre . Aprendemos sobre gênero e a instituição do casamento . Aprendemos sobre o valor do trabalho e como ele se tornou pesado . Nós até descobrimos por que o parto é uma experiência tão dolorosa .
Mas nem precisamos ir muito a fundo no texto bíblico para começarmos a nos perguntar se a relevância da Bíblia está começando a se desgastar . De repente , nos encontramos imersos na história de uma nação e sobre essa nação vagando em um deserto por 40 anos . Dos quase 4.000 anos de história humana registrados no Antigo Testamento , 40 deles consomem os livros de Êxodo , Levítico , Números e Deuteronômio . A linha do tempo em Gênesis , que estava se movendo tão rapidamente , quase parou . Por quê ? É possível que a longa jornada no deserto da nação tenha relevância para nós hoje , e que o passo tenha desacelerado para nossa contemplação ? A própria Bíblia responde a essa pergunta afirmativamente .
Ao relatar alguns detalhes da jornada de Israel no deserto ( 1 Coríntios 10:1-11 ), o apóstolo Paulo diz que " estas coisas se tornaram exemplos para nós " ( v . 6 ARA ) e " foram escritas para advertência nossa " ( v . 11 ARA ). Ele adverte os coríntios ( e a nós ) a " não cobiçar as coisas más , como eles cobiçaram " ( v . 6 ARA ) e a não ser idólatras ou imorais , " como alguns deles " ( vv . 7-8 ARA ). Paulo nos exorta a não " tentar a Cristo " ou " murmurar , como alguns deles " ( vv . 9-10 ARC ). Obviamente , Paulo viu grande relevância para nós no comportamento de Israel durante sua peregrinação no deserto .
Além disso , o escritor aos Hebreus enfatiza o significado típico da experiência no deserto nos capítulos 3 e 4 , alertando-nos para não perdermos nosso descanso prometido por causa da incredulidade e dureza de coração . À medida que lemos o Novo Testamento , os paralelos entre as experiências de Israel e as nossas ficam claros , e lições valiosas são deixadas para nós aprendermos .
Esta edição de Verdade Divina é dedicada a um breve exame da jornada de Israel do Egito a Canaã e sua relevância para nós como povo de Deus hoje .
Veremos o que Deus fez por Seu povo então – e faz por nós agora – explorando os temas da onipotência , libertação , orientação e sustento de Deus . Notaremos o que Deus exigia de Seu povo então – e exige de nós agora – à medida que traçamos os assuntos importantes de reverência , lealdade , persistência , dependência e lembrança . Também será mostrado o que Deus desejava para Seu povo então – e deseja para nós agora – examinando nossa entrada no descanso de Deus , bem como as muitas advertências das Escrituras contra a resistência e suas consequências .
Com efeito , a jornada do Egito a Canaã ilustra toda a experiência cristã da escravidão à liberdade , revelando o plano redentor de Deus para o Seu povo . E o que poderia ser mais relevante para nós do que isso ?
3