Do Egito a Canaã | Page 25

RECORDAÇÃO
No Jordão " as águas [...] pararão num montão " ( 3:13 )
O povo santificado de Deus testemunhou uma visão milagrosa . Como disse Josué , quando os sacerdotes que carregavam a arca pisaram na borda da água , as águas acima dos sacerdotes se amontoaram , enquanto as águas abaixo fluíam para o Mar Salgado . O caminho para a terra se abriu para o povo de Deus .
Podemos ver uma imagem vívida de Cristo como a Arca , entrando nas águas da morte e abrindo o caminho para nosso gozo das bênçãos espirituais . O montão do Jordão tornou-se de volta para a cidade de Adã , enquanto o restante fluiu para o Mar Salgado ( 3:16 ). Cristo Jesus foi apresentado por Deus como " propiciação ", declarando Deus justo por justificar os pecadores pela graça por meio da fé , desde Adão até que a própria morte seja tragada na vitória ( Romanos 3:22-26 ; 1 Coríntios 15:54 ).
Através do Jordão " Que vos significam estas pedras ?" ( 4:6,21 )
Como Deus continuou a reter as águas depois que o povo passou , dois memoriais diferentes de doze pedras foram erigidos . Um seria estabelecido " no meio do Jordão , no lugar do assento dos pés dos sacerdotes que levavam a arca do concerto " ( 4:9 ), e o outro resultaria da remoção de pedras do rio e , em seguida , seu depósito em Gilgal , " no alojamento em que haveis de passar esta noite " ( 4:3 ). As pedras serviam como um lembrete de Israel cruzando o Jordão em terra seca . Eles deveriam incutir em Israel o temor do Senhor e mostrar o poder do Senhor a todos os povos da terra ( 4:23- 24 ).
Deus nos lembra de dois memoriais com a verdade de Colossenses 2:20-3:4 . O memorial erguido sob as águas do Jordão nos diz que morremos com Cristo . O que está em Gilgal nos diz que fomos ressuscitados com Cristo . Deus deseja que desfrutemos as " bênçãos nos lugares celestiais " no presente . Isso requer uma mentalidade nas coisas do alto em vez das coisas terrenas , visto que morremos , e nossa vida foi escondida com Cristo em Deus . Curiosamente , Josué 4:19 diz que era o dia 10 do primeiro mês quando eles chegaram à terra ; foi o mesmo dia em que o cordeiro pascal foi reservado . O alicerce para desfrutar as bênçãos espirituais deve ser uma apreciação e um exame de nosso Cordeiro pascal , o Senhor Jesus Cristo .
Falhando em Lembrar o Jordão
"[ Aqueles ] que sabiam toda a obra que o Senhor tinha feito a Israel " ( Josué 24:31 )
Com o passar do tempo , a memória dos eventos do Jordão se desvaneceu . A segunda geração de pais em Canaã falhou em dizer a seus filhos as respostas às perguntas " Que significam essas pedras ?" e " Quais são os testemunhos [...] que o Senhor , nosso Deus , vos ordenou ?" ( Deuteronômio 6:20 ). No final de sua vida , Josué ergueu outra pedra de testemunho no tabernáculo para lembrar ao povo de seu novo concerto com o Senhor . Ainda assim , Josué 24:31 , contraposto ao livro de Juízes , demonstra que eles não tiraram proveito de nenhuma das pedras que o Senhor fez Josué erguer para ajudá-los .
Se não ensinarmos corretamente a próxima geração , o terreno espiritual conquistado será perdido , pois " cada qual faz o que parece direito aos seus olhos " ( Juízes 17:6 ; 21:25 ). Esta é uma lição solene para os crentes maduros de hoje . Nossos filhos devem ver a realidade da travessia do Jordão em nossas próprias vidas : aprender a verdade sobre o que significa ter morrido com Cristo , ter sido ressuscitado com Cristo e buscar as coisas que são do alto . Se não pudermos apresentar à próxima geração respostas sinceras e satisfatórias às suas perguntas , isso conduzirá a um declínio contínuo na vida cristã de santificação e à deterioração das igrejas de Deus .
25