Do Egito a Canaã | Page 23

RESISTÊNCIA tirar os cananeus dali – " Não poderemos subir contra aquele povo " ( Números 13:31 ) – não se lembrando que era a capacidade de Deus , não a deles , que traria a vitória . As palavras de Moisés no Mar Vermelho foram esquecidas : " Não temais ; estai quietos e vede o livramento do Senhor , que hoje vos fará [...] O Senhor pelejará por vós " ( Êxodo 14:13-14 ). Infelizmente , com exceção de Calebe e Josué , eles estavam unidos na crença de que Deus era incapaz de realizar essa pequena tarefa que faltava . O escritor aos Hebreus resumiu perfeitamente : " E vemos que não puderam entrar por causa da sua incredulidade " ( Hebreus 3:19 ).
Aprenda esta principal lição : não foi o tamanho dos gigantes que impulsionou sua resistência e rebelião ; ao contrário , era o tamanho do seu Deus . Os gigantes não eram muito grandes ; mas , para os israelitas , Deus era muito pequeno ! Eles temiam o que o homem pudesse fazer , porque haviam se esquecido do que Deus havia feito . Poderia o Deus que derrotou o Faraó e seu vasto exército ficar repentinamente impotente diante de alguns gigantes ? Não muito antes , os israelitas cantavam alegremente : " A tua destra , ó Senhor , se tem glorificado em potência ; a tua destra , ó Senhor , tem despedaçado o inimigo ; e , com a grandeza da tua excelência , derribaste os que se levantaram contra ti [...] Ó Senhor , quem é como tu entre os deuses ? Quem é como tu , glorificado em santidade , terrível em louvores , operando maravilhas ?" ( Êxodo 15:6-11 ). Para onde foi esse Deus ?
Onde , de fato ? Parece tão fácil aplicar isso no evangelho , e com razão ( veja Hebreus 3-4 ), mas nunca devemos esquecer que esta foi , antes de tudo , a história de um povo redimido , um povo salvo pelo sangue . Nosso dever , como Paulo lembrou aos coríntios , é vermos a nós mesmos na história , não aos outros . E então , é possível que Deus , de alguma forma , tenha diminuído e se tornado pequeno e impotente de acordo com nossos próprios cálculos ? Não iríamos e nem poderíamos negar Sua existência , mas , na prática , será que todo gigante parece maior do que Ele ? E será que a nossa falha em apreciar nosso majestoso e poderoso Deus permitiu que resistência e rebelião germinassem em nossos corações , por fim florescendo em pecado evidente ?
Quando os homens consideram Deus pequeno , eles resistem a Ele com aparente impunidade . Mas a rebelião nunca termina bem para o rebelde . Os dez espias morreram imediatamente ; quanto ao resto , os quarenta dias em Cades trouxeram quarenta anos de julgamento . Os túmulos que cobriam o restante da viagem de Israel pelo deserto tinham o mesmo epitáfio solene : " Deus não se deixa escarnecer " ( Gálatas 6:7 ).
Querido crente , Deus não mudou . Ele reina serena e soberanamente de Seu trono glorioso e eterno . Nada grande ou pequeno pode perturbar a tranquilidade de Sua majestosa presença . Seus preceitos e julgamentos estão fixados para sempre no céu . O Deus que foi capaz de nos salvar " estando nós ainda fracos " ( Romanos 5:6 ) é o Deus que pode nos guardar , mesmo quando " nossos inimigos são fortes ". Aqueles que calibram suas vidas não por sua própria fraqueza , mas por Sua magnitude inefável , são aqueles que colhem bênçãos incalculáveis .
Oh , que Deus nos dê corações como os de Calebe e Josué ! Homens com um grande Deus podem fazer coisas poderosas e possuir muitas terras para Ele . O livro de Josué registra a rica herança , a plenitude das bênçãos de Deus , concedida por um Deus fiel aos Seus servos fiéis . Homens que não resistiram , que se renderam voluntariamente a Deus , são os heróis da fé ( Hebreus 11:30 ). Eles foram pessoalmente abençoados , suas famílias foram abençoadas e o povo de Deus foi abençoado ( Josué 24:31 ). Que as palavras de Davi reflitam nossa própria estima e devoção : " Porque grande é o Senhor , e mui digno de ser louvado , e mais tremendo é do que todos os deuses . [...] Majestade e esplendor há diante dele , força e alegria , no seu lugar . [...] Dai ao Senhor a glória de seu nome " ( 1 Crônicas 16:25-29 ).
23