Do Egito a Canaã | Page 19

REVERÊNCIA

A beleza interior da tenda era secreta : grande parte dela era apreciada pelos sacerdotes , mas outra parte dela apenas por Deus .

estivesse do Santo dos Santos , mais valioso e bonito ele era . O bronze , por exemplo , deu lugar à prata e , finalmente , ao ouro . A remoção da cobertura de couro simples da tenda revelou primeiro as peles de carneiro tintas de vermelho , depois as peles de cabra e , finalmente , a tapeçaria multicolorida com seus querubins bordados . Residindo no Santo dos Santos , a glória Shekinah de Deus iluminava a cortina divisória suspensa em seus quatro pilares , criando uma exibição deslumbrante de azul , púrpura , carmesim e branco para o benefício e gozo dos sacerdotes que trabalhavam na primeira câmara . A beleza interior da tenda era secreta : grande parte dela era apreciada pelos sacerdotes , mas outra parte dela apenas por Deus .
O Espírito Santo dedicou cinquenta capítulos da Bíblia a esta tenda especial , este espaço sagrado onde Yahweh estava especialmente presente entre o Seu povo . O Senhor chamou Sua tenda de mishkan , ou seja , Sua Habitação . Ele também o chamou de miqdash – Seu consagrado Lugar Santo : " E me farão um santuário , e habitarei no meio deles " ( Êxodo 25:8,22 ; 29:42-46 ). Ele também se referiu a ela como ohel moed , ou Tenda da Congregação , porque Ele desejava se encontrar com Seu povo ali .
O desenho e as imagens do tabernáculo lembram o Éden , onde Deus se comunicava com o homem em um jardim especial plantado para esse propósito . O jardim no Éden era um santuário onde Deus se encontrou com Adão ; o tabernáculo recriou aquele espaço . No jardim , Deus caminhava com Adão , e , no tabernáculo , Ele comungava com Seu povo Israel . Tanto o jardim quanto o tabernáculo tinham limites de perímetro e portões voltados para o leste . E o tabernáculo tripartido com seus círculos concêntricos de santidade correspondia ao jardim ( o Santo dos Santos ), ao próprio Éden ( o Lugar Santo ) e ao mundo exterior ( o Pátio ).
As canas , copas , flores e botões de amêndoa do candelabro criaram um ambiente semelhante a um jardim , correspondendo à Árvore da Vida . A arca no Santo dos Santos continha a Lei , que ecoava a Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal – ambos conduziam à sabedoria . Os sacerdotes que trabalhavam no tabernáculo continuaram as tarefas dadas por Deus a Adão de " lavrar " e " guardar ".
19