Do Egito a Canaã | Page 16

LEALDADE

Brody Thibodeau
Partida e Recuperação no Sinai

Os eventos do deserto na história de

Israel foram registrados para nosso benefício , porque por meio deles recebemos instruções para esperança , admoestação e meditações animadoras a respeito do Senhor Jesus . As circunstâncias que envolveram o incidente no Sinai com o bezerro de ouro não são exceção . Enquanto recebemos admoestação de seu fracasso , também tomamos notas encorajadoras para aprendizado e conforto , bem como vislumbres do nosso Amado através do trabalho entrelaçado dos escritos de Moisés .
Proeminentes no pano de fundo de sua partida são os eventos relativos à comunicação de Moisés com Jeová e o próprio povo se encontrando com Deus , ouvindo Sua palavra e expressando sua intenção de fazer um pacto de obediência à lei . No entanto , tudo isso levava ao momento crucial em que Moisés desapareceria de sua vista por quarenta dias . Em Êxodo 24:12-18 , vemos uma ilustração muito relevante da verdade do Novo Testamento . Moisés é uma figura do Senhor Jesus , deixando o povo abaixo para subir , com a promessa de que Ele voltará a eles . Ele já compartilhou com eles as palavras de Jeová e agora indica que Arão e Hur estarão com eles como substitutos em sua ausência . Arão é uma representação do Senhor Jesus em Seu papel de sumo sacerdote ( embora seja uma ilustração que perderá sua aplicação quando as pessoas afetarem o julgamento de Arão ). Hur , em conjunto com Arão , reassume sua posição como o auxílio na intercessão , como quando ele foi nos eventos que cercaram Amaleque , e é para nós uma figura do Espírito de Deus .
Assim foi com o Senhor , que ascendeu ao céu deixando-nos amplos recursos . Ao preparar os onze para Sua jornada ao céu através do Calvário , Ele os lembrou de que eles tinham a Palavra do Pai ( João 14:24 ) e receberiam outro Consolador para habitar com eles e conduzi-los a toda a verdade . Também sabemos que o Senhor Jesus é para nós um Grande Sumo Sacerdote infalível que é tocado pelos próprios sentimentos de nossas enfermidades , atuando em direção ao trono da graça por nós . Portanto , tendo a Palavra de Deus , a intercessão do Espírito de Deus e o nosso Grande Sumo Sacerdote , estamos bem equipados para enfrentar os desafios e tentações relacionados com a ausência de nosso querido Senhor Jesus Cristo .
Os tessalonicenses são um exemplo de comportamento apropriado em antecipação ao retorno do seu Senhor . Ao voltar-se para Deus foram tirados dos ídolos , e a expectativa do retorno de Cristo os manteve longe dos ídolos ( 1 Tessalonicenses 1:9-10 ; 1 João 3:3 ). Em contraste , os israelitas , tendo sido libertados da escravidão do Egito , recuaram em direção àquilo de que haviam sido libertados . O bezerro de ouro , uma abordagem da adoração egípcia emprestada do deus-touro Apis , foi o resultado de um desejo ardente pela sua vida passada . Em Atos 7:39 , Estêvão disse em relação a esse evento : " em seu coração ,
16