Discípulos | Page 5

5
com o tempo, ele começou a fazer o trabalho comum e prático de um pescador no Mar da Galileia. Mais tarde, ele dividiria uma casa e um negócio em Cafarnaum com seu irmão, Simão Pedro( Marcos 1:29). Os longos dias e o trabalho árduo que um negócio de pesca bem-sucedido exigia não impediram o crescente interesse de André por assuntos espirituais. Seja por influência de sua educação ou por seu próprio estudo das Escrituras, ele primeiro passou a depositar sua fé em Deus e depois começou a procurar a tão desejada esperança pessoal, espiritual, moral e nacional de Israel no Messias vindouro. André pode ter sido um dos primeiros cristãos mencionados pelo Senhor Jesus ao orar ao Pai:“ Eram teus, e tu mos deste”( João 17:6).
A Mensagem que Ele Ouviu Quando jovem, a fé de André foi forjada e aprofundada por um pregador ardente chamado João o Batista, de quem ele tinha ouvido falar e que estava batizando em Betânia, na Judeia, perto do rio Jordão. Sua mensagem direta sobre a necessidade de arrependimento e a breve chegada do Salvador chamou a atenção de André de tal forma que ele foi batizado por João e se tornou seu discípulo. Em um dia inesquecível, caminhando às margens do Jordão, André ouviu uma mensagem de João que mudaria sua vida para sempre:“ Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo”( João 1:29). Com esse título e declaração surpreendentes, João destacou o Senhor Jesus como o sacrifício enviado por Deus pelo pecado e, surpreendentemente, não apenas para os judeus, mas para o mundo inteiro. André deixou João e se tornou, junto com seu amigo João, filho de Zebedeu, um dos primeiros seguidores de Cristo.
O Messias que Ele Encontrou André não perdeu tempo. Assim que encontrou Cristo, ele O seguiu. João, destacando seu significado, nos diz que foi na décima hora( 16h) que ele e André, após a graciosa pergunta e o convite de Cristo, foram ver onde Ele morava e saber quem Ele era. Que descoberta e bênção para André quando o Senhor Jesus revelou pessoalmente Sua pessoa e Seu propósito como o Messias. Ao comparar os relatos dos Evangelhos, parece que em João temos o chamado inicial de André para confiar em Cristo e segui-lo; e depois, nos Sinóticos, temos seu chamado oficial para o discipulado no Mar da Galileia, algum tempo depois.
O Ministério que Ele Desempenhou O privilégio do ministério de André de ser um dos 12 discípulos( aprendizes) e apóstolos( enviados) oficialmente escolhidos de Cristo é um dos maiores da história. Embora talvez não seja tão profundo quanto o de Pedro, Tiago e João, a intimidade do ministério de André com Cristo é vista nas quatro listas dos Doze nos Evangelhos. O nome de André está sempre entre os quatro primeiros listados, o que sugere um relacionamento próximo com o Senhor. Também notamos o foco do ministério de André em três cenas em que ele é mencionado( João 1:40-42; 6:8,9; 12:22). Nessas várias situações, ele está envolvido em trazer diferentes

5