Discípulos | Page 3

3

OS ESCOLHIDOS

É uma canção que ficou gravada em nossa mente há muito tempo.“ Foram doze alunos por Jesus chamados: Tiago, Simão Pedro e Bartolomeu, Judas, João, Filipe, Mateus, Tomé, Tiago, filho de Alfeu, Simão, André, Tadeu. Ele nos chamou, todos nós aqui...” Esses doze homens eram“ Os Escolhidos”. Por que eles e não outros? Nenhum deles era rabino, sacerdote, escriba, fariseu ou saduceu. Os membros do estabelecimento religioso judaico foram preteridos em favor de homens que não eram nada impressionantes- pescadores, um coletor de impostos e coisas do gênero. A escolha desses doze serviu como um julgamento contra um sistema que havia se tornado corrupto. E por que o número doze? As doze tribos de Israel haviam se afastado do Senhor em grande parte. Nos dias do Senhor Jesus, a liderança da nação estava repleta de legalistas, hipócritas e homens sem Deus. Ao escolher doze, Cristo estava, na verdade, começando de novo com novos líderes que se voltariam para o Senhor com fé e obedeceriam somente à Sua Palavra.
Eles não eram apenas homens comuns, mas tinham sérias falhas de caráter. Muitas vezes demoravam a entender o que o Salvador estava lhes ensinando. Eram orgulhosos e discutiam entre si quem seria o maior no reino vindouro de Cristo. O Senhor frequentemente os repreendia por sua falta de fé. E todos eles tinham problemas de comprometimento- abandonaram Jesus quando Ele foi preso no Getsêmani.
Mas os doze deixaram uma marca indelével em nosso mundo. Eles abriram uma trilha do evangelho por todo o globo, levando a mensagem a nações próximas e distantes. Quase todos morreram como mártires, mas não sem antes conquistar milhares de pessoas para o Salvador. Eles fazem parte do alicerce da igreja, sendo Jesus Cristo a principal pedra da esquina( Efésios 2:20). Temos uma dívida com eles por nos darem nosso estatuto-“ a doutrina dos apóstolos”( Atos 2:42). Os doze se sentarão em tronos no reino vindouro de Cristo, julgando as doze tribos de Israel( Mateus 19:28). E seus nomes estão inscritos nas doze pedras fundamentais da cidade celestial, a Nova Jerusalém( Apocalipse 21:14). O que aconteceu para que esses homens comuns se transformassem em vasos incrivelmente úteis para seu Senhor e recebessem essas honras? Não queremos ignorar sua fidelidade, mas a verdadeira chave para sua utilidade não está nesses homens, mas no Senhor a quem eles serviam. Foi Cristo quem lhes deu poder, enviando o Espírito Santo após Sua ascensão. Os homens que vemos em Atos 2 em diante parecem muito diferentes daqueles que se amontoavam com medo no cenáculo apenas alguns dias antes. O princípio de 1 Coríntios 1:26-29 se provaria verdadeiro. Deus escolhe usar os fracos, os humildes e até os desprezados, para que ninguém se vanglorie e para que somente Deus seja glorificado.
Vinte séculos depois, pelo registro de suas vidas e escritos, esses homens ainda estão virando o mundo de cabeça para baixo( Atos 17:6). Portanto, convidamos você a continuar lendo e a conhecê-los e, mais importante, a conhecer mais sobre o Homem que os chamou para serem“ Os Escolhidos”. E não se esqueça da frase desse refrão-“ Ele nos chamou, todos nós aqui …”. Nós também fomos escolhidos( Efésios 1:4; 1 Tessalonicenses 1:4); temos a mesma mensagem, servimos ao mesmo Mestre e somos capacitados pelo mesmo Espírito Santo.

3