16
Seu privilégio
Cada um dos que pertencem a Cristo é capaz de desfrutar de uma comunhão íntima com Ele. A meditação diária sobre a pessoa de Cristo, a busca nas Escrituras para descobrir novos conhecimentos sobre Suas glórias e o tempo gasto todos os dias em comunhão de oração com
Cristo, servirão para levar o cristão individual a um relacionamento mais profundo com Cristo e inspirar a adoração. São verdadeiras as palavras de um hino:“ Quando andamos na luz … e seguimos ao nosso Senhor, Com que bênção e paz Ele nos satisfaz E nos enche do Seu santo amor”.
Seu temperamento Há uma lição valiosa para todos nós na vida desse filho do Trovão. Como todos nós somos propensos a sucumbir ao instinto carnal de julgar os outros com veemência. Mas Tiago e João foram repreendidos pelo Senhor porque esse não é o caminho de Cristo. O zelo por Cristo é o melhor possível quando é temperado com misericórdia. Quão instrutivas são as palavras de um Tiago diferente:“ A misericórdia triunfa sobre o juízo”( Tiago 2:13).
Seu Martírio O Senhor predisse que Tiago teria um cálice amargo para beber( Marcos
10:39), e de fato ele teve. O ódio de Herodes contra Tiago e os outros cristãos era, na verdade, devido ao ódio que ele tinha pelo próprio Cristo( João 15:18-21). Talvez nunca sejamos chamados a sofrer o martírio, mas nos beneficiaríamos se compreendêssemos e aceitássemos as palavras de Paulo, cuja vida também terminou em martírio:“ Todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições”
( 2 Timóteo 3:12). Aquele que“ foi morto e reviveu” garantiu à igreja perseguida em Esmirna que o mártir receberia“ uma coroa de vida” e o vencedor“ não receberá o dano da segunda morte”( Apocalipse 2:8-11).
A vida e o serviço desse apóstolo de nosso Senhor Jesus, raramente mencionado, mas proeminente, nos fornece muitas lições valiosas que podemos aplicar em nossa própria vida.
16