3
As seguidoras de nosso SENHOR
Em alguns aspectos, elas eram tão comuns quanto os homens chamados por nosso Senhor Jesus. Eram empregadas domésticas, fazedoras de tendas, comerciantes, costureiras, serventes. Mas, em outros aspectos, as discípulas do Salvador eram extraordinárias. Claro, elas tinham sua parcela de falhas, como todos nós temos, questionando as decisões do Senhor e ficando preocupadas e frustradas em seu serviço para Ele. No entanto, elas tiveram grandes momentos em que seu testemunho para Cristo brilhou.
Maria de Betânia recebeu palavras de elogio do Senhor duas vezes: uma quando“ escolheu a boa parte” de aprender aos pés dele, a outra quando os pés e a cabeça dele receberam seu presente de devoção- um ato que Cristo chamou de“ uma boa ação”, uma oferta excepcional que valia o salário de um ano. Como o coração do Salvador deve ter se enchido de alegria ao ver multidões chegando à fé nele em uma cidade samaritana, porque a mulher que Ele encontrou no poço de Jacó, corajosa e entusiasticamente deu testemunho de Seu poder salvador. As mulheres foram as últimas a deixarem a cruz de Cristo e as primeiras a chegarem ao Seu túmulo. Enquanto isso, Seus discípulos O abandonaram, encolhendo-se de medo. Eles até zombaram do relato da ressurreição que as mulheres lhes trouxeram. Não podemos nos esquecer de Priscila, que, juntamente com seu marido, arriscou a vida pelo apóstolo Paulo e pelo evangelho que ele pregava( Romanos 16:3-4). Sim, o registro das Escrituras mostra o grande comprometimento dessas mulheres chamadas a seguir e servir o Salvador.
Sua primeira seguidora foi a mulher que O deu à luz, pois ela sabia desde o início quem Ele realmente era- o Filho do Altíssimo, o Filho de Deus( Lucas 1:32,35). Com o passar dos anos, ela aprenderia cada vez mais a“ fazer tudo quanto ele vos disser”( João 2:5). Entre Seus últimos seguidores mencionados nas Escrituras estava outra mulher com esse mesmo coração de serva- Febe,“ serva da igreja em Cencréia”, que, segundo Paulo, havia sido de grande ajuda para muitos, inclusive para ele. O Novo Testamento está repleto de testemunhos de mulheres de fé notáveis, e não devemos ignorar o exemplo que elas são para homens e mulheres, assim como Priscila( juntamente com Áquila) foi para o pregador Apolo, que estava começando a sua carreira.
Embora Jesus não tenha chamado mulheres para serem apóstolas, aquelas que O seguiram, cujas histórias estão registradas para nós nas Escrituras, continuam a moldar Sua igreja e o mundo que a igreja é chamada a alcançar. O segredo de sua influência é o mesmo que o dos homens- não o poder de sua riqueza, criatividade, inteligência ou mesmo feminilidade, mas o poder do Espírito Santo que as encheu, guiou e usou para a glória daquele que as salvou. Convidamos você a ler e aprender lições duradouras com essas seguidoras de nosso Senhor, algumas que O acompanharam durante Seu ministério terreno, outras que vieram a conhecê-Lo quando o evangelho chegou a suas cidades e vilas. Que o número delas continue a aumentar para a glória do Seu nome.
3