6
A primeira verdade a entendermos é que temos um Deus...
... que está ciente
Ele sabe pelo que você está passando. Ele entende completamente sua vulnerabilidade e o mal nos corações dos homens à sua volta. Seu caminho não está oculto Dele, como Jacó reclamou( Isaías 40:27). Deus permite que você seja vulnerável enquanto vive em um mundo grande e ruim, para que você possa aprender a confiar Nele. Sua onisciência e onipotência não diminuíram com o passar dos milênios( Isaías 40:26). O Deus que conhece e dá nome às estrelas também conta os cabelos da sua cabeça e sabe tudo sobre suas provações e lágrimas.
… que se importa
Seria de pouco consolo ter um Deus que está ciente, se esse mesmo Deus também não se importasse conosco. A maravilhosa verdade é que Ele está ciente de todo pardal que cai no chão. Ele está plenamente consciente e tem cuidado de você( 1 Pedro 5:7). Sua mensagem ao duvidoso Jacó é que Ele“ entre os braços, recolherá os cordeirinhos e os levará no seu regaço”( Isaías 40:11). Ele ainda cuida de cada um com atenção individual. Nenhum de nós é capaz de dar atenção total a duas pessoas ao mesmo tempo. Mas estamos lidando com um Deus que é infinito em Sua Pessoa e Seus recursos.
... que nos carrega
Naquela maravilhosa seção de conforto para a nação de Israel( Isaías 40 a 66), Deus Se contrasta aos ídolos que os homens fazem e têm de carregar com eles. Ele é o Criador e é Aquele que leva Seus filhos( Isaías 46:4) através de provações e testes, através de jornadas no deserto e num mundo perverso.
O salmista reconheceu, ao percorrer o vale daquela sombra, que, quando Deus se aproximasse, ele“ não temeria mal algum”( Salmo 23:4). A presença e a comunhão de Deus com ele no vale expulsaram o medo.
Podemos viver em um mundo tenebroso e maligno por causa de um Deus que conhece nossos medos, que mostra Seu amor e cuidado para conosco e que concede graça para todas as situações.
O Deus que conhece e dá nome às estrelas também conta os cabelos da sua cabeça e sabe tudo sobre suas provações e lágrimas.
6