Dilemas Cristãos | Page 4

MEDO

A . J . Higgins

Se considerarmos que a Bíblia , em aproximadamente 365 ocasiões , diz " Não temas ", somos rapidamente informados de dois fatos : Deus sabe que vivemos em um mundo que é um lugar assustador e Deus quer que vivamos sem medo .

A Realidade
A primeira indicação de medo está em Gênesis 3:10 : " Ouvi a tua voz [...] e temi ". O pecado trouxe consigo o medo , o medo de se encontrar com Deus . Antes da entrada do pecado , não havia medo nem razão para temer . Mas o pecado introduziu , entre muitas coisas , o elemento do medo em nosso mundo .
É interessante pensar que , como nele não há pecado , o Senhor Jesus não conhecia o medo , nesse sentido . Ele foi marcado pelo " temor de Deus ", que é um sentido totalmente diferente . O temor de Deus é um desejo de agradá-Lo , não um medo Dele . O Senhor Jesus se moveu através deste mundo sem medo do homem , em perfeita confiança no Seu Deus .
Mas nós , por outro lado , estamos bastante acostumados a ter medo . Faz parte da condição humana , uma experiência desconfortável que todos já tivemos . Ele assume muitas formas e afeta alguns de nós mais do que outros . O medo pode produzir ansiedade , comportamentos obsessivos compulsivos , pânico e , em formas mais graves , pode dominar vidas e destruir a utilidade para Deus . Às vezes , porém , o medo é a única resposta apropriada em um mundo mau ; no entanto , mesmo aqui , há um recurso para nós , como veremos .
As Raízes
O medo pode surgir de muitas fontes diferentes . Experiências de vida , traumas físicos e emocionais , abuso sexual e o mal à nossa volta são apenas algumas das muitas causas do medo que experimentamos . Alguns temem o futuro e a eternidade – um medo saudável que , se tratado com honestidade , pode levar à bênção espiritual . Outros estão ocupados e temem a desaprovação de seus pares . O receio dos homens é abordado nas Escrituras e comparado a uma armadilha ( Provérbios 29:25 ). O medo do futuro também pode incluir questões financeiras e de saúde . Diante de um diagnóstico de saúde ruim e de um futuro incerto , o medo seria nossa posição padrão .
A primeira ocorrência de " não temas " dita por Deus é encontrada em Gênesis 15:1 , onde Deus diz a Abrão : " Não temas , Abrão , eu sou o teu escudo , o teu grandíssimo galardão ". A consideração desta porção das Escrituras e do seu contexto pode nos ajudar a entender alguns princípios-chave e obter discernimento sobre as raízes dessa emoção paralisante . A primeira coisa , no entanto , que nos confronta é que é o homem de fé , Abrão , que está sendo tranquilizado e cujos medos estão sendo dissipados . Portanto , medo não significa fracasso . Deus sabe que enfrentamos , assim como Abrão , algumas circunstâncias assustadoras .
Abrão havia acabado de retornar de uma grande vitória ( Gênesis 14 ), a primeira " guerra mundial " do mundo , e havia sido confrontado pelo rei de Sodoma . Ele cedeu
4