4
Medo
4
Se considerarmos que a Bíblia, em aproximadamente 365 ocasiões, diz“ Não temas”, somos rapidamente informados de dois fatos: Deus sabe que vivemos em um mundo que é um lugar assustador e Deus quer que vivamos sem medo.
A Realidade
A primeira indicação de medo está em Gênesis 3:10:“ Ouvi a tua voz [...] e temi”. O pecado trouxe consigo o medo, o medo de se encontrar com Deus. Antes da entrada do pecado, não havia medo nem razão para temer. Mas o pecado introduziu, entre muitas coisas, o elemento do medo em nosso mundo.
É interessante pensar que, como nele não há pecado, o Senhor Jesus não conhecia o medo, nesse sentido. Ele foi marcado pelo“ temor de Deus”, que é um sentido totalmente diferente.
O temor de Deus é um desejo de agradá-Lo, não um medo Dele. O Senhor Jesus se moveu através deste mundo sem medo do homem, em perfeita confiança no Seu Deus.
Mas nós, por outro lado, estamos bastante acostumados a ter medo. Faz parte da condição humana, uma experiência desconfortável que todos já tivemos. Ele assume muitas formas e afeta alguns de nós mais do que outros. O medo pode produzir ansiedade, comportamentos obsessivos compulsivos, pânico e, em formas mais graves, pode dominar vidas e destruir a utilidade para Deus. Às vezes, porém, o medo é a única resposta apropriada em um mundo mau; no entanto, mesmo aqui, há um recurso para nós, como veremos.
As Raízes
O medo pode surgir de muitas fontes diferentes. Experiências de vida,