Dilemas Cristãos | Page 34

34
Minha condição é grave?
Cerca de dois anos atrás, comecei a perceber que algo não estava certo na minha vida. Isso afetava meus pensamentos, meus hábitos e, especialmente, minha fala. No começo, ignorei, atribuindo-o às circunstâncias e ao estresse, mas, à medida que as coisas avançavam, comecei a perceber que era algo sério que precisava ser encarado e consertado definitivamente.
O reconhecimento de que algo está errado é um passo gigantesco em direção ao diagnóstico e à correção. Como a saúde física, o surgimento da maioria das doenças espirituais é gradual. Em questões de saúde física, não é aconselhável fazer um autodiagnóstico no Google; e nas coisas espirituais o melhor lugar para começar não é na internet, mas com uma Bíblia aberta!
Sabemos que iremos passar pelos vales da adversidade, pelo som das batidas da monotonia ou até mesmo pelo leito da exaustão, mas chega um momento em que sabemos que algo está errado. Devemos nos submeter aos holofotes da luz de Deus, ao bisturi do Cirurgião Divino e, finalmente, ao Bálsamo de Gileade.
Davi chegou a esse ponto no Salmo 139. Ele sabia que era sério. Você nunca vai errar em ir diretamente ao Grande Médico. Ele primeiro reconheceu as qualificações do Senhor para conhecer e lidar com sua situação. Ele admitiu( v. 6) que ele mesmo não tinha o conhecimento ou as habilidades necessárias. Você não deve confiar em qualquer médico da internet ou em outras pessoas que afirmam ter as respostas. No meu caso, consultei aqueles que eu sabia que tinham em vista o melhor para mim. Você já pediu aos anciãos de sua igreja local algumas ideias ou ajuda com sua estagnação espiritual? Você pode se surpreender ao saber que eles experimentaram os mesmos sintomas... e também a cura.
No Salmo 139, Davi percebe que sua condição fria e estagnada é causada por ações e pensamentos( v. 2). Ele entende que o Senhor conhece seu passado, seu futuro e está ativamente preocupado com as circunstâncias atuais( v. 5). Mais tarde, no salmo, ele reconhece que o problema principal são seus inimigos: Satanás, o mundo e a maldade da sua própria carne. A maior parte do restante do salmo aborda como pensar corretamente, ou seja, pensar nos pensamentos de Deus.
Se você reconhecer que sua condição é grave, um bom autoexame incluirá perguntas como:

34

De que eu tenho me alimentado ultimamente?
• De comida alguma? por exemplo: sua Bíblia está empoeirada!