Dilemas Cristãos | Page 26

SUA BIBLIOTECA

Marcos Menezes
John Ritchie , Do Egito a Canaã
( A Verdade , 2010 ), 136 páginas , www . editoraverdade . com . br
Após a Sua ressurreição dentre os mortos , no caminho para Emaús , o Senhor Jesus falou com dois de Seus discípulos entristecidos : “ E , começando por Moisés e por todos os profetas , explicava-lhes o que dele se achava em todas as Escrituras ” ( Lucas 24:27 ). Nesse ensino particular , Ele mostrou a eles a íntima relação entre os ensinamentos das Escrituras do Antigo Testamento e as verdades reveladas e cumpridas no Novo Testamento sobre Si mesmo .
Nesse livro , o autor ajuda-nos a compreender que a história do povo de Israel - que era escravo no Egito e que foi libertado milagrosamente por Jeová pela Sua mão forte - é também a própria história daqueles que foram salvos pela fé no Senhor Jesus Cristo . Cada detalhe da escravidão do povo de Israel no Egito , da sua milagrosa libertação , da proteção que Deus lhes concedeu , da sua peregrinação pelo deserto rumo à terra prometida é estudado com os tipos e figuras que relatam a própria experiência daqueles que nasceram de novo pela fé no Redentor .
Meditando nas Escrituras do Antigo Testamento , o apóstolo inspirado escreveu : “ Porque tudo que dantes foi escrito para nosso ensino foi escrito , para que , pela paciência e consolação das Escrituras , tenhamos esperança ” ( Romanos 15:4 ). O autor nos lembra que “ Os crentes em todas as épocas têm encontrado muito para confortá-los e edificá-los nestas Escrituras e o jovem crente é instintivamente atraído ao seu estudo , até mesmo antes de poder dar uma razão para aplicá-las a si mesmo ”.
Que essa seja a experiência do leitor acompanhando essa viagem do Egito a Canaã .
26
Jim Flanigan , As Pegadas do Salvador
( A Verdade , 2015 ), 76 páginas , www . editoraverdade . com . br
Quando Moisés cuidava das ovelhas de seu sogro atrás do deserto , no monte de Deus , o Senhor lhe apareceu na sarça ardente e lhe disse : “ Não te chegues para cá ; tira os teus sapatos de teus pés ; porque o lugar em que tu estás é terra santa ” ( Êxodo 3:5 ). O que podemos dizer ou pensar então a respeito dos lugares onde viveu e andou o mesmo Senhor Deus , encarnado , na pessoa do Senhor Jesus Cristo ?
Neste pequeno livro o autor descreve os lugares onde as glórias de nosso Senhor Jesus foram vistas e conhecidas . Somos convidados a chegar mais perto e olhar , sem impedimento ou véu , as pegadas do Salvador . Do lugar do nascimento do Rei até onde Ele morou nos anos ocultos antes do início do Seu ministério , a Sua glória foi manifestada e Seus discípulos creram nele , como no famoso casamento onde Ele foi convidado .
Nas localidades em torno daquele mar , onde Ele caminhou por cima e o acalmou pelo poder da Sua palavra , aprendemos com os discípulos do Senhor a conhecer nossas fraquezas , assim como a glória e o poder Daquele que está conosco para sempre . Da cidade do Grande Rei , onde Ele foi rejeitado , julgado e crucificado , sendo morto fora das suas portas , até o terceiro dia na estrada para aquela pequena aldeia onde o Ressuscitado esquentou o coração dos discípulos sem esperança e os conduziu com segurança até o dia da Sua ascensão ao céu , ao trono do Deus vivo e verdadeiro de onde O aguardamos .