7
primeira vez que a palavra“ santo” é mencionada é em Gênesis 2:3:“ E abençoou Deus o dia sétimo e o santificou”. O significado primário da palavra“ santo” é“ separado”. Observe que ser santo não tem nada a ver com“ justiça” ou“ moralidade”; um dia, certamente, não pode ser“ justo”. De fato, o Antigo Testamento está repleto de exemplos de coisas(“ vestes sagradas”,“ utensílios sagrados”,“ templo sagrado”), lugares(“ meu santo monte”) e horários(“ santa convocação” em relação às festas) a que se referem como santos. Eles são santos porque são separados para Deus, para o Seu propósito.
Da mesma forma, quando as Escrituras dizem que Deus é santo, significa que Deus é completa e totalmente único, distinto e separado de toda a criação. Transcendentalmente separado e diferente, não há nada e ninguém que se compare a Ele. O próprio Deus declarou:“ A quem pois me fareis semelhante, para que lhe seja semelhante?— diz o Santo”( Isaías 40:25). Muitos crentes do Antigo Testamento também reconheceram esse atributo de Deus. Quando Deus respondeu à oração de Ana, ela louvou a Deus, dizendo:“ Não há santo como é o Senhor; porque não há outro fora de ti; e rocha nenhuma há como o nosso Deus”( 1 Samuel 2:2).
Pode-se aprender muito sobre o significado de uma palavra com seu antônimo; o oposto de santo é“ profano” ou“ comum”( Hebreus
10:29). À luz disso, quão terrível é a banalização de Deus na cristandade moderna, que o trata como“ comum” ou“ ordinário”. Deus é frequentemente retratado como“ o homem lá em cima” ou alguém que ajuda a ganhar jogos – tentando fazer Deus como um de nós! Enquanto as Escrituras retratam Deus como amoroso e gracioso, uma visão tão baixa de Deus é a coisa mais extrema conhecida pelo profeta Isaías e pelo apóstolo João, em Apocalipse. O próprio Deus abomina os que profanem Sua santidade:“ Estas coisas tens feito, e eu me calei; pensavas que era como tu; mas eu te arguirei, e, em sua ordem, tudo porei diante dos teus olhos”( Salmo 50:21). Deus não é como qualquer um de nós ou qualquer coisa que conhecemos; Ele é totalmente distinto e diferente.
O significado secundário de santidade deriva de seu sentido primário. Como Deus é diferente de tudo na criação( somos pecadores e Ele é totalmente sem pecado), espera-se que tudo o que é separado para Deus reflita Seu caráter, principalmente Sua pureza absoluta( por exemplo, 1Tessalonicenses 4:3-5; 2 Coríntios 7:1; Tito 2:14). As Escrituras também transmitem a pureza moral absoluta de Deus ao abordarem Sua santidade.
“ Sede santos, porque eu sou santo”
No Velho Testamento, coisas e pessoas eram consideradas santas por causa de sua conexão com
7