29
AMOR EXPRESSIVO Um amor revelado nas eras passadas
Deus não precisava nos criar para se tornar mais realizado. Ele tinha tudo, mas a plataforma da criação e da humanidade era perfeita para revelar todos os Seus atributos divinos. Seja na própria criação, na escolha da nação de Israel, no envio de Seu Filho como descendente de Abraão ou na edificação da igreja, tudo fazia parte de Seu plano em mostrar a grandeza de quem Ele é.
A palavra hebraica ahăbâh( pronunciada“ ahavah”) é comumente usada para“ amor” no Antigo Testamento. É uma palavra ampla, que pode significar o amor de um amigo, ou o amor de uma criança, ou o amor de uma nação pelo seu líder. É a palavra usada em Deuteronômio:“ O Senhor não tomou prazer em vós, nem vos escolheu, porque a vossa multidão era mais do que a de todos os outros povos, pois vós éreis menos em número do que todos os povos, mas porque o Senhor vos amava( ahăbâh)”( Deuteronômio 7:7-8). Não era um amor que foi merecido ou conquistado, mas, sim, um amor originado do próprio caráter de Deus: Ele ama porque Ele ama. Não é uma obrigação Sua, mas um genuíno afeto e sentimento que Deus experimenta. Oseias comparou o amor de Deus pelo Seu povo ao amor de um marido por sua esposa. Mas o amor de Deus não é apenas um sentimento; é uma ação, algo que Ele conscientemente escolhe fazer. Moisés explicou em Deuteronômio 4:37:“ Porquanto amava teus pais, e escolhera a sua semente”. Mesmo com seu fracasso, partida, idolatria, imoralidade e maldade, Ele os amou e prometeu ser Seu Deus e cuidar deles até o fim.
No Novo Testamento, o amor de Deus é mais frequentemente descrito pela palavra grega agape. Essa palavra significa escolher amar para o benefício daquele que é amado, e amar sem esperar nada em troca, especialmente em situações em que não há possibilidade de retribuição. A vida do Senhor Jesus é a demonstração perfeita de como esse amor foi exercido. Ele não apenas disse que amava – Ele amou! Ele tocou e curou os leprosos. Ele saiu ao encontro dos necessitados. Ele se sentou e ouviu os pecadores. Ele lavou os pés dos discípulos que reclamavam. Ele tornou o amor de Deus visível.
AMOR INESGOTÁVEL Um olhar mais atento ao Calvário
Toda a vida do Senhor Jesus demonstrou a realidade do Seu amor, mas não há lugar ou momento em que o Seu amor tenha resplandecido com
29