Deus | Page 26

26

26

No Salmo 73:1, Asafe diz:“ Verdadeiramente, bom é Deus para com Israel”. Outro salmo diz:“ Bom e reto é o Senhor”( 25:8).“ Bom” é uma palavra mais fácil de ser compreendida do que descrita. Fala de virtude moral. Os sinônimos que vêm à mente quando pensamos na palavra“ bom” são agradável, satisfatório, aprazível, benéfico e útil. É uma palavra que descreve uma pessoa, bem como uma coisa.
É de extrema importância saber que o caráter de Deus é bom. Deus é sempre e tão somente bom; nada além de coisas boas podem vir dele. Quando dizemos que Deus é intrinsecamente bom, queremos dizer que é uma parte essencial de Sua natureza. Todo o Seu ser é bom, e não há nada de mau ou perverso que pode manchá-Lo. É apenas natural que Deus seja bom. Sua bondade é infinita, como todos os outros traços do caráter de Deus. Deus não tem pontos fracos nem pontos fortes. Quando Paulo lista benignidade junto com paciência e longanimidade em Romanos 2:4, elas são exatamente e infinitamente as mesmas em valor moral. Quando ele contrasta bondade e severidade, ambas são 100 % verdadeiras, sem que uma tire nada ou contradiga a outra( Romanos 11:22). A bondade de Deus, como qualquer outro atributo, é absoluta, o que significa que não tem fraqueza ou mudança. A criação de Deus é boa
Ao lermos o primeiro capítulo de Gênesis, é notável que a palavra“ bom” é usada sete vezes. A luz, a terra seca, o mar e as criaturas são todos descritos como“ bons”. Finalmente, Gênesis 1:31 diz:“ tudo quanto tinha feito [...] era muito bom”. A bondade de Deus tornou-se evidente logo no começo do mundo. É difícil imaginar um mundo que só tivesse coisas boas – não havia medo de que algo ruim acontecesse; não havia medo de algum perigo à espreita em algum lugar. O universo inteiro era bom, e tudo nele satisfazia o coração humano. Cada pensamento, cada palavra e cada ação eram nada menos que boas!
Devemos considerar o contraste entre o bem e o mal. O conhecimento do bem e do mal veio por meio do Maligno, que convenceu Eva a escolher o que não era bom. Deus fez o homem para que, por sua própria vontade, ele pudesse escolher o bem e não o mal. Significa que o homem ficaria satisfeito com a escolha que fizesse, e não precisaria se arrepender de uma escolha errada( má).
A conduta de Deus é boa
Há várias coisas que a bondade de Deus faz por nós, de acordo com as Escrituras. A primeira coisa é que a bondade de Deus nos leva ao arrependimento.