INTRODUÇÃO celestial sem restrição , chegando com confiança ao trono da graça ?
Essas e outras questões formam o pano de fundo para esta série de artigos nos quais buscaremos delinear a verdade bíblica das Dispensações . Examinaremos o propósito geral de Deus em tudo o que Ele está fazendo , as várias maneiras pelas quais Ele revelou esse propósito ao homem de uma forma progressiva ao longo da história humana , e a correspondente apreciação que isso deve nos dar da maravilha , sabedoria e glória de nosso incomparável Senhor .
O propósito desses artigos não é fornecer uma história do pensamento dispensacionalista , nem defender a Teologia Dispensacional contra a abordagem concorrente da Teologia Aliancista ou outros sistemas de interpretação bíblica . Ao invés disso , esses artigos examinarão o desdobramento cronológico da revelação divina sobre o escopo do registro bíblico e as implicações correspondentes dessa revelação para a humanidade .
“ Séculos ” e “ Dispensações ”
A Escritura claramente faz referência a “ séculos ”, por exemplo : “ mas , agora , na consumação dos séculos , uma vez se manifestou , para aniquilar o pecado pelo sacrifício de si mesmo ” ( Hebreus 9:26 ); “ para mostrar nos séculos vindouros as abundantes riquezas da sua graça ” ( Efésios 2:7 ); “ acima de todo principado , e poder , e potestade , e domínio , e de todo nome que se nomeia , não só neste século , mas também no vindouro ” ( Efésios 1:21 ).
W . E . Vine afirma que essa palavra “ significa um período de duração indefinida , ou o tempo visto em relação ao que ocorre em certo período . A força ligada à palavra não é tanto a da duração real de um período , mas a de um período marcado por características espirituais ou morais ”.
Fica claro , então , que de uma perspectiva bíblica , a história não é simplesmente uma sucessão contínua de eventos aleatórios . Ao contrário , tem sido marcada por eras ou períodos específicos caracterizados por aspectos particulares , condições espirituais e atributos morais .
A palavra “ dispensação ”, embora não tenha referência direta a um período de tempo , refere-se à maneira como Deus tem se comunicado e interagido com o homem ao longo das várias eras da história . A palavra tem o conceito de administração , ordem . É a ideia de uma família em que há um chefe que delega responsabilidades e atribuições para aqueles em sua casa , e então eles prestarão contas pela maneira como desempenharam sua administração .
A Bíblia ... fornece
um panorama ordenado e abrangente do desenrolar do tempo .
7