As Dispensações | Page 13

INOCÊNCIA de suas necessidades básicas , Deus também forneceu abundantemente tudo o que o homem poderia legitimamente desejar . A melhor vida possível para o homem seria uma vida de obediência às instruções de Deus , uma aceitação do propósito divino e um compromisso sem reservas com os planos do Senhor . Isso nunca mudou em nenhuma dispensação e é absolutamente verdadeiro para nós hoje . Seus mandamentos nunca são para nosso detrimento – mas sempre para nosso bem final .
Rebelião
Infelizmente , porém , esse não seria o caminho escolhido por nosso ancestral . A narrativa passa rapidamente do cenário feliz e inocente do final do capítulo 2 para a tragédia sórdida e incalculável do capítulo 3 , e não é exagero dizer que as coisas nunca mais seriam as mesmas ! A tentação de Satanás , o engano de Eva e a desobediência de Adão são um tanto prototípicos e nos mostram os ingredientes trágicos do pecado e da desobediência que se tornaram a marca registrada da humanidade caída que se seguiu .
Observe a distorção do diabo na palavra de Deus . A instrução original de Deus era positiva e generosa – “ De toda árvore do jardim comerás livremente ” ( Gênesis 2:16 ) – mas o diabo deliberadamente deturpou isso , dizendo : “ É assim que Deus disse : Não comereis de toda árvore do jardim ?” ( Gênesis 3:1 ). O que ele disse foi próximo ao que Deus disse , mas não exatamente o que Deus disse . Precisamos estar vigilantes em aprender esta lição . Permita que a Palavra de Deus signifique o que ela diz claramente . Suas instruções não são , de maneira geral , misteriosas ou alegóricas ; normalmente são simples e diretas .
O diabo então imediatamente passou a questionar o caráter de Deus . Ele essencialmente disse : “ Deus não quer o que é melhor para você – Ele está tentando privá-lo disso ; Ele sabe que se você comer desta árvore , ela te trará uma liberdade maravilhosa e uma experiência de vida expandida ”. Este arquiinimigo nunca mudou de tática . Ele envenena as mentes hoje com as mesmas mentiras .
A resposta de Eva , embora não cite de forma dolosa a palavra de Deus erroneamente , revela uma lembrança e aplicação desleixadas dela . Ela está “ perto ” quando cita Deus ao dizer : “ Não comereis dele , nem nele tocareis , para que não morrais ” ( 3:3 ), mas ela não é exata . O diabo aproveitou essa citação errada para dizer imediatamente : “ Certamente não morrereis ” ( 3:4 ). Precisamos ter muito cuidado ao ler , compreender , memorizar e citar a Palavra de Deus com precisão . Paulo exortou Timóteo a ser diligente em “ manejar bem a palavra da verdade ” ( 2 Timóteo 2:15 ).
Seguindo tragicamente por trás da tentação do diabo e do engano de Eva está a desobediência de Adão . Não conhecemos os raciocínios específicos de sua mente , mas “ com os olhos abertos ”, ele desobedeceu diretamente a Deus e transgrediu a instrução clara que recebera ( Romanos 5:19 ).
Retribuição
Junto com a instrução original de Deus , Ele advertiu que a desobediência traria um julgamento . Como sempre , Deus foi perfeitamente fiel à Sua palavra . Essa rebelião original trouxe consequências de partir o coração , com julgamentos específicos pronunciados sobre a serpente , a mulher e o homem , e resultados de longo alcance que mancharam e amaldiçoaram toda a criação . O pecado sempre tem consequências . Nunca devemos esquecer que , embora o preço da obediência às vezes pareça alto , o preço da desobediência é sempre muito , muito mais alto .
De forma encorajadora , porém , bem no meio do julgamento , temos a primeira menção da obra final de salvação e vitória de Deus . A promessa da Semente da mulher que feriria a cabeça do inimigo permaneceria não cumprida por milênios , mas finalmente , na plenitude dos tempos , Deus enviaria Seu filho , “ nascido de mulher ”, e este Salvador , por meio de Sua morte , destruiria aquele que com tanto sucesso estragou a beleza , o esplendor , a inocência e a promessa do Éden .
13