LAVOURA DE DEUS
Safra de Coríntios
Paulo resume todos os esforços do evangelho no versículo 6 da seguinte maneira : " Eu plantei , Apolo regou ; mas Deus deu o crescimento ". Só Deus pode gerar crescimento e produzir frutos . Que frutos foram esses ? Os próprios coríntios eram a safra . Em Atos 18:8 lemos que " Crispo , principal da sinagoga , creu no Senhor com toda a sua casa ; também muitos dos coríntios , ouvindo-o , creram e foram batizados ". Foi Deus quem abençoou a pregação de Sua Palavra . Nem Paulo nem Apolo usaram novas estratégias para " ajudar " a obra de Deus . Eles simplesmente pregaram o evangelho e Deus deu o crescimento .
Por algumas gerações , homens e mulheres inventaram métodos que supostamente ajudam a obra de Deus em alcançar almas . Pessoas que escutam o evangelho em grandes audiências são convidadas a levantar as mãos para reconhecer sua necessidade , vir para a frente para fazer uma confissão pública de Cristo , repetir orações específicas , reafirmar seus compromissos assinando e datando uma folha de papel etc . Eu temo que muito dessa atividade seja projetada para demonstrar a " bênção " de Deus sobre certos ministérios . Fico me perguntando quantas pessoas deixam os cultos vazias , confusas e possivelmente até mesmo enganadas ao pensar que estão agora a caminho do céu . Toda pessoa que recebe a salvação o faz confiando em Cristo e na Sua obra consumada na cruz conforme revelada na Palavra de Deus . A salvação não é encontrada em confissões , compromissos ou reafirmações . A salvação é encontrada somente em nosso Senhor Jesus Cristo , que morreu pelos nossos pecados ( 1 Coríntios 15:3 ) e ressuscitou para nossa justificação ( Romanos 4:25 ). Cada alma salva é uma obra de Deus . Os lavradores cristãos só podem pregar , orar e apontar os pecadores com amor ao Salvador . Só Deus pode " dar o crescimento " e salvar suas almas .
Frutos futuros
Deus abençoou os esforços de Paulo e Apolo em Corinto desde o início . Mas e quando Paulo estava escrevendo para eles alguns anos depois ? Curiosamente , ele não diz : " Vós ÉREIS lavoura de Deus ", mas , " Vós SOIS lavoura de Deus ". A igreja , então , não deve ser apenas um lugar onde o trabalho , o crescimento e os frutos sejam testemunhados apenas inicialmente , mas um lugar onde essas mesmas coisas ainda estejam acontecendo . Talvez o fruto não seja tão abundante ; mas se a Palavra de Deus está sendo pregada e o trabalho pelas almas está sendo feito , podemos ter certeza de que o Deus que abençoou os esforços do evangelho desde o início será fiel em " dar o crescimento " ainda hoje .
Deus preenche a primeira lacuna para nós neste estudo . A igreja , falando figurativamente , é " a lavoura de Deus ". Decidamo-nos a trabalhar juntos em Sua lavoura , pois " cada um receberá o seu galardão , segundo o seu trabalho " ( v . 8 ).
5