A Igreja | Page 15

COLUNA E BALUARTE DA VERDADE ser demonstrada por uma igreja do Novo Testamento no século XXI sem comprometer o ensino de Paulo em outros lugares sobre divisão . As reuniões ao ar livre , em tendas ou trabalhos evangelísticos podem sustentar a verdade do evangelho , uma mensagem que é possivelmente diluída ou inexistente em algumas comunidades . Abrir o salão ou alugar um imóvel para trabalho evangelístico com as crianças locais pode mostrar a verdade ensinada pelo Senhor Jesus em Marcos 10:14 (" Deixai vir os pequeninos a mim e não os impeçais , porque dos tais é o Reino de Deus "). Uma mensagem constante em todo o Antigo e Novo Testamento é que os cristãos devem ter o desejo de ajudar os necessitados . Alugar um estande em uma feira ou mercado local e distribuir folhetos também mantém Sua verdade bem no alto para que os outros vejam . Também podemos mostrar a verdade de Deus , não apenas pregando publicamente , mas praticando-a pessoalmente . Nosso testemunho individual é uma maneira poderosa de manifestar a Palavra de Deus às pessoas ao nosso redor .
Depois que Paulo fala sobre " a verdade ", ele chama nossa atenção para algo ( na verdade , Alguém ) no versículo 16 , Quem é a própria Verdade – nosso bendito Senhor Jesus Cristo . Ele é a Verdade que temos o privilégio de mostrar em nossas reuniões como igreja e em nossas vidas pessoalmente . As pessoas O veem quando nos veem ?
O Baluarte – Nós Defendemos a Verdade de Deus
A palavra grega para " baluarte " é hedraioma , encontrada apenas aqui no Novo Testamento . Contudo , está relacionada ao adjetivo hedraios , que é traduzido em outro lugar como " firmeza " ou " estabelecido ". Isso indicaria que a palavra se refere ao que dá estabilidade ao edifício e poderia ser traduzida como " fundamento " ou " base " ( Darby ). Assim , como o " fundamento da verdade ", a igreja deve manter a verdade de Deus firme e inabalável . Como coluna , a igreja mostra a verdade de Deus , mas como fundamento , ela a defende , mantendo a verdade " firme contra as tempestades da heresia e da incredulidade " ( John Stott ).
Não é nosso trabalho , nem é consistente com o caráter de Cristo , defender a Palavra de Deus de uma forma militante , mas devemos estar dispostos a nos levantar e pregar desavergonhadamente a verdade , toda a verdade , e nada além da verdade . Ademais , devemos estar dispostos a combater de forma precisa e articulada contra as falsas doutrinas e heresias que se espalham por nossa terra no século XXI . Claro , precisamos distinguir cuidadosamente entre defender a verdade de Deus e defender nossas convicções sobre a verdade de Deus . O que eu acredito ser certo não é necessariamente igual à verdade . Pode ser uma verdadeira tentação pregar nossas opiniões e afirmar que o que estamos fazendo é " defender a verdade ". Há momentos em que isso é feito sem um espírito semelhante ao de Cristo e , quando acontece , rebaixa a exibição da pura verdade de Deus . Que o Senhor nos dê sabedoria para saber distinguir a diferença entre verdade e convicção pessoal , e para defender Sua Palavra com convicção e graça .
Colocar as duas metáforas juntas enfatiza o quão importante a Palavra de Deus deve ser para a igreja local . Será que as decisões que tomamos como um grupo de salvos dá a primazia para a Palavra de Deus ? Talvez possamos primeiro aplicar a lógica , a psicologia antes de tomar uma decisão como igreja . Devemos sempre permitir que as Escrituras tenham a primeira e última palavra , pois a igreja é , figurativamente falando , a coluna e baluarte da verdade .
15