A Igreja | Page 12

Enquanto

CASA DE DEUS

David Petterson

" você viver nesta casa , você cumprirá minhas regras !" Muitos de nós já ouvimos essa frase uma ou duas vezes e , com prudência , ajustamos nosso comportamento de acordo . Em 1 Timóteo 3:15 , Paulo descreve a igreja com nossa quinta metáfora : " a casa de Deus ", e enfatiza o comportamento adequado nela . A palavra grega oikos é encontrada três vezes no início do capítulo ( vv . 4-5 , 12 ) e " família " é , contextualmente , uma tradução melhor do que " casa ": " Todas as referências a oikos nas cartas pastorais implicam no pensamento de ' família '" ( Jim Allen , Conheça a Sua Bíblia ).

Nos dias de Paulo , uma casa era muito maior do que a típica casa ocidental do século 21 . Pai e mãe , filhos solteiros , filhos casados ​com seus cônjuges , netos e escravos ( com seus filhos ) muitas vezes estavam todos contidos em uma única casa . A probabilidade de desordem e mau comportamento era alta .
Regras adequadas em uma casa
Paulo dedica a primeira parte deste capítulo a uma ênfase do governo adequado dentro da igreja e afirma , da mesma forma , que o governo apropriado deve ser demonstrado dentro de uma casa . As qualificações para os superintendentes são dadas ( vv . 1-7 ), muitas descritas com uma única palavra . Mas a qualificação mais abrangente é em relação à capacidade de um homem de governar bem sua própria casa . Paulo escreve : " que governe bem a sua própria casa , tendo seus filhos em sujeição , com toda a modéstia ( porque , se alguém não sabe governar a sua própria casa , terá cuidado da igreja de Deus ?)" ( vv . 4-5 )
Sem regras adequadas , uma casa ficará em desordem . Quando os limites não são claros ou inexistentes , quando os padrões mudam repentina e inexplicavelmente , ou quando as regras são aplicadas com parcialidade , todos na casa sofrem . Da mesma forma , sem regramento adequado , uma igreja também pode sofrer . Infelizmente , todos nós podemos ter testemunhado presbíteros governando na carne , tratando alguns cristãos ( geralmente membros da família ) com um conjunto de padrões diferente de outros , falhando em demonstrar amor pelo povo do Senhor , ou recusando-se a defender a verdade clara da Palavra de Deus . Quando isso acontece , por que devemos nos surpreender quando as pessoas saem de " casa "? Quando os adolescentes saem de casa repentinamente , a rebelião geralmente é rotulada como culpada ( e realmente pode ser ). No entanto , se formos honestos , regras impróprias podem ser responsabilizadas em mais casos do que gostaríamos de admitir . Esperamos , ainda , ser igualmente honestos sobre o motivo pelo qual alguns deixaram a igreja . Talvez uma autorreflexão saudável sobre nossa liderança , sem ser acusatória , nos beneficie e nos leve a orar para que Deus levante homens qualificados que governem eficazmente .
Felizmente , Deus levanta tais homens para administrar um governo cuidadoso , claro e consistente na igreja . Isso não garante que eles irão liderar perfeitamente , mas uma pluralidade deles trabalhando juntos torna mais provável que haja um governo adequado na igreja , a casa de Deus . O fato de a casa ser " de Deus " adiciona um peso sério ao serviço
12